XXIX ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE É ABERTO

No domingo foi aberta no Hotel Garbos a XXIX Edição do Encontro Físicos do Norte e Nordeste, organizado de forma conjunta entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O evento contou com a participação do professor Celso Pinto de Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Físicos que ministrou palestra sobre a importância da Física para o desenvolvimento do país no século XXI. “A Física é uma das primeiras disciplinas a se organizar no país com nível de qualidade, mas nos últimos anos o Brasil mudou de patamar e temos que evoluir ainda mais. É preciso fazer a ciência acompanhar o desenvolvimento do país. O Brasil é a 7ª economia do mundo, mas estamos entre os dez primeiros no campo das ciências?”, questionou.

Para o professor Celso Pinto de Melo, é preciso levar os estudos da Física para os quatro cantos do país. “A Física é geograficamente mal distribuída daí a importância de um evento como esse em Mossoró”, destacou.

Essa também foi a observação da professora da UFERSA, Jusciane Barbosa, coordenadora do evento. Ela disse que é a primeira vez que este encontro é realizado fora de uma capital. “Isso não tornou o evento menor. Registramos 1.500 inscritos, um número recorde”, destacou.

O Reitor da UERN, Milton Marques, destacou a importância da união entre UFERSA e UERN para a realização do evento que na opinião dele mostra a importância de Mossoró no cenário acadêmico. “Quem idealizou esse evento não imaginava que ele ganharia esta dimensão de hoje. É preciso considerar que para Mossoró é um reconhecimento muito grande. Mostra que a cidade tem porte para eventos como esse, graças a parceria entre UERN e UFERSA, duas co-irmãs que mostram que unindo esforços todos saem ganhando”, avaliou.

FOGUETES
O XXIX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste está com uma exposição no Hotel Thermas, onde serão realizadas as palestras sobre os foguetes usados para trabalhos meteorológicos na Barreira do Inferno. “Esses foguetes serão usados em dezembro para pesquisas climáticas”, explica o professor do Departamento de Física da UERN, Valdomiro Morais.

PROGRAMAÇÃO
Clique no link http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/efnne/xxix/programa/  para ver a programação do evento