XXII SEMINÁRIO DE BIOÉTICA REÚNE PROFESSORES E ESTUDANTES

Alunos e professores da Faculdade de Enfermagem (FAEN) debatem, desde a manhã de hoje, 22, e segue até amanhã, 23, o problema da violência, dentro do XII Seminário de Bioética, com o tema: Violência, um problema de saúde do coletivo.

O encontro, que teve início pela manhã, às 8h, com a palestra “Maria, Maria, violência contra a mulher”, teve na tarde de hoje, 22, a sua última conferência do dia, com o tema “A velhice pede socorro: violência contra os idosos”, que contou com a presença de estudantes, professores e comunidade em geral, e aconteceu no auditório da Igreja de São José, no bairro São José.

De acordo com o professor Wanderley da Silva, a iniciativa do XII Seminário de Bioética, que está inserida dentro da disciplina Exercício de Enfermagem, visa conscientizar a comunidade em geral com respeito à violência, principalmente em várias esferas da sociedade. “Existem vários tipos de violência e isso podemos constatar todos os dias. Da violência do trânsito à violência na escola. Mas temos que descobrir suas causas”, alerta o professor.

SIMULAÇÃO – Dando prosseguimento ao seminário, amanhã, dia 23, a partir das 8hs, na Praça da Independência (Praça do Mercado Central), o seminário terá um momento prático. “Faremos uma simulação de um acidente, com a presença de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como com uma representação do Peltran e um Moto-táxi, mostrando, na prática, como funciona”, diz o professor.

A palestra que se seguirá à simulação terá como tema: “O carro é seu, a vida é nossa: violência no trânsito”.

Já às 14h será a vez de debater a violência contra crianças e adolescentes, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, com a palestra: “Boi da cara preta: violência contra crianças e adolescentes”. A entrada, a todas as palestras, é franca.

Mais informações:

Mário Gerson