XV Festuern será realizado de 13 a 17 de setembro

A 15ª edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) começa na próxima segunda-feira, 13, e segue até a sexta-feira, 17, sempre às 19h. Com o tema “Letramento e arte: Direito humano”, o evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e acontece às vésperas do aniversário de 53 anos da Uern, comemorado no dia 28 de setembro.

Devido à pandemia, a edição acontecerá de forma remota, com uma mostra de vídeos, o Curta Festuern, produzidos por 08 escolas e 01 grupo de teatro de diferentes cidades potiguares. A cada dia serão exibidas as produções com rodas de conversa em seguida entre os participantes.

As exibições vão acontecer diariamente no canal Uern Oficial no YouTube.

“Depois do processo de seleção, as escolas tiveram acesso às oficinas de teatro, dança, música, dramaturgia e audiovisual e assim puderam se preparar para a produção desses vídeos com o tema deste ano, e aí nós vamos ver o resultado de todo esse trabalho em conjunto, a equipe da Uern com as escolas, com os coordenadores, com os alunos”, explicou a professora Alexsandra Gomes, chefe do setor administrativo de Produção Cultural da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA) da Proex.

Consolidado no calendário da Uern e das escolas de Mossoró e de todo o Rio Grande do Norte, o Festuern é considerado o maior festival de teatro escolar do estado, tendo em vista a sua abrangência e a sua forma de realização.

Grupos participantes

• Cia Muzenza de Teatro (Mossoró)
  • Escola Municipal José Benjamim (Mossoró)
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Avançado de Patu