XIV FESTUERN inicia programação fomentando a arte cênica entre os mais variados públicos

“Patrimônio e Identidade Cultural”. O tema central do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) deste ano diz muito sobre sua essência. Ao longo de 14 edições, o evento vem se consolidando como um verdadeiro patrimônio cultural e artístico da cidade, fomentando a arte cênica entre os mais variados públicos e preservando as raízes da cultura regional.

Nesta segunda-feira, 16, o Festival volta à cena levando ao palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado mais do que apresentações de espetáculos. Junto com a arte teatral, os alunos das escolas participantes trazem na bagagem todo o aprendizado artístico, educativo e cultural proporcionado pelo evento.

Durante a solenidade de abertura, realizada na manhã desta segunda-feira, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destacou a importância do Festival para incentivar o crescimento da arte teatral no Estado e estimular o aprendizado através das mais variadas manifestações artísticas e culturais. Na ocasião, também foram homenageados personalidades com destaques na cultura potiguar.

Logo após a cerimônia, a Fanfarra 30 de Setembro, da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, abriu o primeiro intervalo cultural do FESTUERN, com ritmos que envolveram toda a plateia. Em seguida, os Grupos de Teatro e de Dança Universitário Mossoroense (GRUTUM e GRUDUM) apresentaram os espetáculos Nada e Hiato, respectivamente.

A programação do FESTUERN segue até dia 20 de setembro. Ao longo do Festival, 22 grupos escolares e oito grupos artísticos convidados subirão ao palco do teatro. O festival conta com a participação de alunos das cidades de Alto do Rodrigues, Apodi, Currais Novos, Guamaré, Macau, Mossoró, Natal, Olho D´água do Borges, Parelhas, Pendências e Rodolfo Fernandes.

CORTEJO CULTURAL
No último domingo, a coordenação do FESTUERN levou às ruas da Avenida Rio Branco arte e cultura anunciando o início da programação do evento e convidando a população a participar do Festival. O percurso saiu do Memorial da Resistência de Mossoró e seguiu ao longo do Corredor Cultural.

Participaram do cortejo, os grupos das Escolas Municipal Profª. Celina Guimarães, Escola de Artes, Estadual Jerônimo Rosado, Estadual Raimundo Gurgel, Estadual Educ. Prof. Paulo Freire e o grupo FANATicos da Química, da UERN. A atividade contou ainda com a Fanfarra 30 de Setembro, da Escola Estadual Aída Ramalho, a Fanfarra Abolição, da Escola Estadual Jerônimo Rosado, e a Arte em Batucada, da Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros.

Para a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais, o cortejo é uma ação muito positiva para o FESTUERN. “É um momento para as escolas divulgarem o seu trabalho e convidarem a população do Viva Rio Branco para participar do FESTUERN, um evento que já está consolidado na programação cultural de Mossoró e região”, frisa.