XIV FESTUERN alia arte e cultura a favor do aprendizado

Entre os dias 16 e 20 de setembro, o Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (XIV FESTUERN) entra em cena mais uma vez para unir arte e cultura a favor do aprendizado. As apresentações serão no XIV Teatro Municipal Dix-huit Rosado, nos turnos matutino e vespertino, com o tema “Patrimônio e Identidade Cultural”.

Serão 30 apresentações, sendo 22 grupos escolares e oito grupos artísticos convidados. Participam das atividades do Festival alunos das cidades de Alto do Rodrigues, Apodi, Currais Novos, Guamaré, Macau, Mossoró, Natal, Olho D´água do Borges, Parelhas, Pendências e Rodolfo Fernandes.

Antes de subir ao palco, todos os alunos, professores e equipe artística e pedagógica das escolas selecionadas participaram de oficinas de formação artística são ministradas pela coordenação do FESTUERN. As ações foram realizadas entre os meses de julho e agosto, a fim de proporcionar aos participantes do Festival vivências artísticas e pedagógicas, bem como trocas de experiências e de técnicas de construção de espetáculos.

Bem mais que as apresentações no Teatro Municipal, o FESTUERN é um projeto que desenvolve ações contínuas desde a seleção, preparação, montagem e encenação dos espetáculos. “É um processo que é realizado durante todo o ano. A gente acompanha todas as etapas para a apresentação dos espetáculos, em um trabalho que promove a interação dos alunos através das artes e da educação”, diz Hallyson Dantas, coordenador do Festival.

Por meio desse trabalho sistemático que une cultura e educação, o evento vem se consolidando a cada ano e tem fundamental importância tanto como espaço das mais variadas manifestações artísticas quanto espaço de aprendizado para os estudantes participantes do Festival.

“O FESTUERN tem colaborado para a formação artística de muitos jovens. Muitos jovens que passaram pelo FESTUERN relatam a importância no Festival para sua formação artística e profissional”, destaca Hallyson Dantas.

O FESTUERN é um Programa Interdisciplinar de Teatro Escolar, promovido pela UERN, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). O evento é considerado o maior festival de teatro escolar do RN.