...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

XII FÓRUM DO CANGAÇO TEM COMO TEMA O SABER HISTÓRICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR

 
Com o tema  “Cangaço: Entre o saber histórico e o conhecimento escolar”, foi lançado neste sábado, dia 24 de abril, na sede da TV Cabo Mossoró – TCM,  o XII Fórum do Cangaço. O evento ocorrerá no período de 08 a 10 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Estão programadas atividades de campo, com visitas ao Museu do Sertão, Memorial da Resistência e uma mesa redonda na Capela de São Vicente.

O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), em parceria com a UERN e a Associação Nacional de História/Núcleo Rio Grande do Norte (ANPUH/RN). As inscrições serão realizadas no período de 01 a 30 de maio, ao custo de R$ 10,00 mais 1 kg de alimento não perecível. O credenciamento será realizado no dia 08 de junho, de 7h30 às 11h30 e 14h às 18h30.

O objetivo do XII Fórum do Cangaço é fomentar a discussão em torno do Cangaço e como essa temática é discutida nos mais variados níveis do ensino, seja na rede pública ou privada. Outro objetivo é debater sobre questões que envolvem a produção historiográfica em especial os livros didáticos. “Todos conhecem um pouco sobre o cangaço. Mas de que forma esse tema é trabalhado em sala de aula? O fórum será direcionado a alunos e professores do curso de História, pesquisadores  e professores da rede básica”, afirma o professor Lemuel Rodrigues, coordenador geral do evento.

O presidente da SBEC, Ângelo Osmiro Barreto, destacou que é importante a parceria com o universo acadêmico. “Nos últimos dois anos, as universidades abriram espaço e isso colabora com a expansão da pesquisa”, afirmou. Prestigiaram o lançamento, o primeiro presidente da SBEC, Paulo de Medeiros Gastão; o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), professor Emanuel de Pereira Brás, dentre outros professores e pesquisadores.

Estão previstas discussões em torno dos temas: “Cangaço: Entre o saber histórico e o conhecimento escolar”, “Historiografia do Cangaço”, “Lugares de memória e suas influências na construção do discurso de cidade libertária”, “O cangaço e a construção da identidade regional e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem”. Durante a programação do Fórum, ocorrerá a Assembleia Geral da SBEC, com a escolha da e posse da nova diretoria, bem como a definição do tema do XIII Fórum do Cangaço.

MUSEU – Os organizadores ainda discutiram, durante o lançamento do Fórum do Cangaço, a situação do Museu Histórico Lauro da Escóssia, que neste ano de 2010, completa dez anos desativado. O Museu não foi incluído na programação por falta de condições estruturais.

 
Mais informações:
Lemuel Rodrigues: 3315-2142

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support