XII FÓRUM DO CANGAÇO TEM COMO TEMA O SABER HISTÓRICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR

Com o tema  “Cangaço: Entre o saber histórico e o conhecimento escolar”, foi lançado neste sábado, dia 24 de abril, na sede da TV Cabo Mossoró – TCM,  o XII Fórum do Cangaço. O evento ocorrerá no período de 08 a 10 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Estão programadas atividades de campo, com visitas ao Museu do Sertão, Memorial da Resistência e uma mesa redonda na Capela de São Vicente.

O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), em parceria com a UERN e a Associação Nacional de História/Núcleo Rio Grande do Norte (ANPUH/RN). As inscrições serão realizadas no período de 01 a 30 de maio, ao custo de R$ 10,00 mais 1 kg de alimento não perecível. O credenciamento será realizado no dia 08 de junho, de 7h30 às 11h30 e 14h às 18h30.

O objetivo do XII Fórum do Cangaço é fomentar a discussão em torno do Cangaço e como essa temática é discutida nos mais variados níveis do ensino, seja na rede pública ou privada. Outro objetivo é debater sobre questões que envolvem a produção historiográfica em especial os livros didáticos. “Todos conhecem um pouco sobre o cangaço. Mas de que forma esse tema é trabalhado em sala de aula? O fórum será direcionado a alunos e professores do curso de História, pesquisadores  e professores da rede básica”, afirma o professor Lemuel Rodrigues, coordenador geral do evento.

O presidente da SBEC, Ângelo Osmiro Barreto, destacou que é importante a parceria com o universo acadêmico. “Nos últimos dois anos, as universidades abriram espaço e isso colabora com a expansão da pesquisa”, afirmou. Prestigiaram o lançamento, o primeiro presidente da SBEC, Paulo de Medeiros Gastão; o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), professor Emanuel de Pereira Brás, dentre outros professores e pesquisadores.

Estão previstas discussões em torno dos temas: “Cangaço: Entre o saber histórico e o conhecimento escolar”, “Historiografia do Cangaço”, “Lugares de memória e suas influências na construção do discurso de cidade libertária”, “O cangaço e a construção da identidade regional e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem”. Durante a programação do Fórum, ocorrerá a Assembleia Geral da SBEC, com a escolha da e posse da nova diretoria, bem como a definição do tema do XIII Fórum do Cangaço.

MUSEU – Os organizadores ainda discutiram, durante o lançamento do Fórum do Cangaço, a situação do Museu Histórico Lauro da Escóssia, que neste ano de 2010, completa dez anos desativado. O Museu não foi incluído na programação por falta de condições estruturais.

Mais informações:
Lemuel Rodrigues: 3315-2142