Webinário: Pesquisa revela dados sobre recorrência de gravidez na adolescência

A “Recorrência de gravidez na adolescência” foi tema discutido na edição desta sexta-feira, 28, do projeto Uern Ciência – Webinários. Para falar sobre o assunto, foram convidadas a Profª. Drª. Ellany Gurgel e a discente Havila Dominique do Nascimento Silva, ambas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern). O debate foi mediado pelo Prof. Dr. Álvaro Lima, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg)

Ellany Gurgel destacou que é importante pensar sobre o impacto da reincidência da gestação na adolescência. Conforme pesquisa desenvolvida na FACS/UERN, mais de 20% das adolescentes que engravidam retornam a engravidar poucos anos depois. “É preciso avaliar quais fatores que levam a recorrência de gravidez na adolescência para que sejam pensadas políticas públicas voltadas para reduzir esses índices”, declara.

Havilla Dominique divulgou dados preliminares do estudo sobre a reincidência da gravidez na adolescência. Segundo dados, no período de 2006 a 2016, foram registrados 84 mil partos na região, dos quais 20% são adolescentes. Destas adolescentes, 22% têm históricos de partos anteriores. “É uma incidência considerada alta”, avalia a estudante.

Das jovens que tiveram gravidez, 98% têm idade entre 15 e 18 anos; 78% são pardas e negras; 63% vivem sem o parceiro e, com relação aos pais das crianças, as idades são entre 17 e 64 anos. A pesquisa mostrou ainda que 59% das adolescentes que engravidam têm menos de sete anos de estudo. Também 63% realizaram até seis consultas de pré-natal e 56% realizaram partos cesários .

“Os dados mostram que a recorrência da gravidez na adolescência é alta, as gestantes têm baixo nível de escolaridade e não realizam o pré-natal corretamente. Conhecer esses dados é importante para definir estratégia de educação e políticas públicas para prevenir casos e reincidência de gravidez na adolescência”, frisa Ellany Gurgel.

Os debates do Uern Ciência – Webinários são realizados todas as sextas-feiras, com transmissão pelos canais do facebook e youtube da UERN TV. O objetivo é divulgar a produção científica, bem como as ações de pesquisa, inovação e tecnologia desenvolvidas no âmbito da Universidade.

O projeto Uern Ciência – Webinários é uma iniciativa da Propeg/Uern, desenvolvida em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV e AGECOM/UERN.