...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Webinário debate sobre violência sexual sob a ótica jurídica e de saúde pública

A temática “Violência sexual: Questão de saúde pública. Violação dos direitos humanos” foi discutida na programação do UERN Ciência – Webinários desta sexta-feira, 11. O debate online marcou o encerramento da primeira temporada de ações do projeto.

Participaram desta edição, a Profª. Me. Isabelle Fernandes, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/Uern), do Campus Central, e o promotor da Infância e Juventude de Mossoró, Sasha Alves do Amaral. A mediação ficou a cargo da jornalista Adriana Morais, da Agência de Comunicação da Uern (AGECOM/UERN).

A professora Isabelle Fernandes destacou a importância do trabalho das redes de proteção para o atendimento de mulheres vítimas de violência sexual. Ela informou que Centro de Referência para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual – Flor de Lótus tem atuado de forma efetiva no acolhimento deste público.

O Flor de Lótus é uma iniciativa que tem parceria do Ministério Público Estadual, UERN e Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim). A unidade funciona com atendimento 24h, com uma equipe multidisciplinar. “O Flor de Lótus já atendeu 176 casos de violência sexual contra mulher”,diz a professora.

Durante o debate, o promotor Sasha Alves fez um alerta para as subnotificações dos casos de violência sexual. Ele revela que enquanto os casos de violência doméstica aumentaram no período de isolamento social, as denúncias de violência sexual, sobretudo envolvendo crianças e adolescentes, seguiram o caminho reverso.

“Isso não significa dizer que os casos diminuíram, mas que o isolamento social colaborou para dar uma invisibilidade dos casos. É importante formalizar a denúncia para que os órgãos competentes, como o Ministério Público, possam atuar na defesa dos direitos dessas crianças e jovens”, declara o promotor.

O UERN Ciência – Webinários é uma ação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROPEG/UERN), em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV, e AGECOM/UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support