...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Webinário: “As Ciências Sociais e Humanas contribuem para a emancipação do ser humano”, diz pesquisadores

“As Ciências Sociais e Humanas têm o compromisso com a emancipação do ser humano, por meio da provocação do pensamento crítico e reflexivo”. Em suma, este foi o debate central abordado pelos professores Dr. Raoni Borges Barbosa e Francisco Vanderlei de Lima, durante a terceira edição do projeto Uern Ciência – Webinários. O evento virtual foi transmitido nesta sexta-feira, 10, pelos canais do facebook e youtube da UERN TV. 

O webinário discutiu “A importância das Ciências Sociais e Humanas”, com os respectivos professores visitante e efetivo do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A discussão foi mediada pelo professor Álvaro Marcos Pereira Lima, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg). 

Em sua explanação, Vanderlei de Lima fez um histórico da evolução das Ciências Sociais e Humanas. Ele destacou que o saber científico produzido por pesquisadores desta área do conhecimento tem sido incorporado à vida das pessoas desde os primórdios da história e tem contribuído para a evolução do indivíduo enquanto ser social. 

Raoni Borges reforça que a história do pensamento científico é a história da autorrepresentação do ser humano. “Subtrair as ciências sociais e humanas é subtrair parte de nossa identidade”, afirma. Ele enfatizou que o conhecimento proporciona uma reflexão e problematização das questões sociais, permitindo uma melhor compreensão dos fatos sociais. 

Os debates do projeto Uern Ciência estão sendo realizados todas as sextas-feiras, com discussões sobre pesquisa, inovação, pós-graduação e produção científica. O Uern Ciência – Webinários é uma ação da PROPEG/UERN, em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV, e AGECOM/UERN. 

Os vídeos dos webinários ficarão disponíveis na página da UERN TV no Youtube.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support