Visita ao CAMEAM encerra atividades do Seminário de Ambientação Acadêmica nos Campi

A visita ao Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros, na noite de quarta-feira, 23 de abril, encerrou a agenda do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) no semestre 2014.1. A iniciativa, que visa apresentar a estrutura da Universidade aos alunos calouros e dar as boas-vindas a toda a comunidade universitária foi levada a todos os Campi da UERN.

O acadêmico Antônio Eliano, representante do DCE no Campus de Pau dos Ferros, deu seu recado aos estudantes: “Desejo a todos nossas boas-vindas e expresso minha admiração em fazer parte dessa universidade. Quanto mais o tempo passa, mais UERN eu sou. Não é só em sala de aula que se vive uma Universidade, é preciso se envolver e interagir com os projetos”, afirmou Eliano, que cursa o 5º período de Letras/Língua Portuguesa e que já fez parte do Projeto BALE e vai ingressar no PIBID.

Essa interação com os programas formativos e com a Pesquisa e a Extensão também pontuou os discursos dos pró-reitores Inessa Linhares (Ensino de Graduação) e Etevaldo Almeida (Extensão), do diretor do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), Prof. Wagner Miranda, além de ser destacado pelo Reitor Pedro Fernandes e pelo diretor do CAMEAM, professor Gilton Sampaio.

Em sua fala, o Reitor Pedro Fernandes lembrou que os desafios são grandes, mas a UERN vem buscando melhorias: “Sabemos que o CAMEAM faz a diferença na Pesquisa e na Pós-Graduação. Vocês estudantes devem buscar o conhecimento, procurem se envolver com a pesquisa e a extensão. Adquirimos computadores, aparelhos de ar-condicionado e um ônibus novo voltado para as necessidades dos estudantes – aulas de campo, participação em eventos e congressos. Mas é necessário que haja um planejamento. Também conseguimos, através de emenda do deputado José Dias, ao Orçamento Geral do Estado, recursos de R$ 100 mil, para aquisição de um veículo exclusivo para o Núcleo de Umarizal”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes.

O diretor Gilton Sampaio apresentou os chefes dos departamentos e ressaltou que o corpo discente do CAMEAM é formado em sua maioria por alunos da escola pública: “Esse Campus tem atividades em todas as áreas. É muito bom esse momento de encontro. No decorrer do curso vocês vão enfrentar dificuldades, busquem sempre os melhores exemplos”, aconselhou Gilton Sampaio.

Sobre o evento – O SAMBA é uma iniciativa pioneira do DAE, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), com a parceria das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PROEG), de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e de Extensão (PROEX).