...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vírus sequestra arquivos e exige pagamento como resgate

Técnicos de informática de várias cidades brasileiras detectaram a existência de uma nova modalidade de ataques digitais no Brasil: um vírus sequestra arquivos e só libera o acesso a eles mediante ao pagamento de uma quantia que pode atingir R$ 20 mil. Essa modalidade de funcionamento não é nova (a primeira versão é de 1989) e chama-se ransomware (ransom’ significa resgate em casos de sequestro), mas ela ainda era desconhecida no Brasil.

Ataque ransomware é feito por um software conhecido pela maioria dos internautas

O malware age por meio do programa de compactação de arquivos WinRAR, comprimindo, adicionando senha com até 256 caracteres, e posteriormente deletando arquivos importantes de um usuário. Desta maneira não haverá outra cópia deles e a única solução para acessá-los novamente é pagar o que o hacker pede. Técnicos de informática já tentaram quebrar o arquivo por ‘força bruta’, mas até o momento não há relatos positivos para essas tentativas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support