...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vídeoconferência abordará o tema “Línguas minorizadas em tempos de pandemia: a situação dos povos indígenas no Brasil”

Com o objetivo de promover um diálogo sobre os povos indígenas e suas mais de 200 línguas minorizadas em território brasileiro, será realizada no dia 13 de agosto, às 18h, a vídeoconferência “Línguas minorizadas em tempos de pandemia: a situação dos povos indígenas no Brasil”.

A promoção é do Departamento de Letras, do Campus de Patu. A conferência tem como convidado o prof. Dr. Paulo de Tássio (UFSB) e como mediadora a profa. Dra. Claudia Tomé, diretora do Campus de Patu. A conferência será ministrada pelo Google Meet, por meio do link: https://meet.google.com/bie-tuan-psx.

A conferência visa evidenciar a falta de políticas linguísticas mais consistentes para as línguas indígenas, bem como um linguicídio colonial, que ainda se faz presente na sociedade brasileira.

Sobre a pertinência do tema: Diante da pandemia de Covid-19, os povos indígenas têm sido um dos grupos mais afetados no Brasil. Ao lado da precariedade do sistema de saúde no suporte às comunidades indígenas e a ingerência nos recursos liberados e destinados aos mais de 300 povos que habitam o território brasileiro, os povos indígenas são afetados em suas cosmologias. Recentemente, sugiram denúncias de mães do Povo Yanomami, que tiveram seus filhos mortos pelo Covid retirados, não tendo direito de levar os corpos para as aldeias, sendo a falta de comunicação em língua yanomami uma das dificuldades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support