Vice-reitor da Uern participa de encontro sobre criação de consórcio entre universidades estaduais nordestinas

Na tarde desta quarta-feira (03), o vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Chico Dantas, participou do segundo encontro virtual sobre a criação de um possível consórcio composto pelas instituições estaduais de ensino superior da região Nordeste.

Como resultado da reunião, o grupo decidiu formar um grupo de trabalho para tratar da viabilidade técnica e jurídica de concretização da proposta. Até o final do mês, deverá haver a apresentação de uma minuta de formação do Consórcio das Universidades Estaduais do Nordeste.

De acordo com o vice-reitor da Uern, a ideia é estreitar as relações acadêmicas e administrativas entre as universidades, contribuindo para fortalecer a mobilidade de docentes e discentes, a pesquisa e o desenvolvimento regional, a internacionalização e a inovação tecnológica e social.

A cooperação permitirá que problemas comuns da região sejam tratados de forma coletiva, como, por exemplo, a questão do semiárido, tema em que as instituições nordestinas detêm expertise.

Para Chico Dantas, “a Uern pode contribuir de forma significativa para o consórcio, uma vez que nós temos pesquisa e cursos de pós-graduação nas áreas do semiárido e de outras demandas nordestinas”.

O vice-reitor acredita que, com a formação de grupo, haverá uma “capitação natural de recursos e oportunidades”, com o lançamento de editais que podem beneficiar a Universidade, seus docentes e técnicos.

Além da Uern, estiveram representadas as seguintes instituições: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Pernambuco (UEP), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).