...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vice-coordenadora nacional do Programa Multicêntrico em Bioquímica visita a UERN

A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Profª. Drª. Maria Júlia Manso Alves, da Universidade de São Paulo (USP), visitou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o objetivo de conversar com os alunos integrantes do programa de pós-graduação da UERN sobre o nível da pesquisa em que eles se encontram. “Eles expuseram o nivel de pesquisa que eles estão, quais os resultados que eles obtiveram até agora, onde eles pretendem chegar no futuro. Discutimos de maneira geral o que esses resultados podem gerar através de publicação”, explicou a vice-coordenadora, que afirmou também que ficou impressionada com os resultados obtidos pelos alunos da UERN, que considera muito bons. 

Durante a visita, ela esteve acompanhada da Profª. Drª. Selma Jerônimo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A discussão foi extremamente rica no sentido de ter contribuído para a análise dos resultados e o que se pretende dentro do programa, como também verificar o entusiasmo dos alunos quanto ao programa. 

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Prof. Dr. João Maria Soares, a visita das professoras mostra a importância que a instituição está tendo dentro do programa de pós-graduação, que é nacional. “Um dos objetivos desse programa é criar uma massa de docentes capazes de elaborar suas próprias propostas de pós-graduação, e segundo a vice-coordenadora do projeto nacional, que já veio aqui duas vezes em um ano, estamos nos saindo muito bem. Acredito que em alguns anos a UERN tenha sua própria prosposta de pós-graduação nessa área”, avaliou o pró-reitor.  

O reitor Pedro Fernandes recebeu a visita das professoras, acompanhadas pelo pró-reitor João Maria e pelo coordenador local do programa, Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira. “Somos uma instituição recente no que diz respeito à pesquisa institucionalizada, mas estamos dando importantes passos para seu crescimento. Há oito anos não tinhamos nenhum aluno em mestrado e aproximadamente 1000 em especializações. Hoje, temos 600 em mestrado e 600 em especializações, que hoje seguem alguns critérios para serem criadas, de acordo com a demanda da nossa região. Mas ainda necessitamos de mais investimentos”, afirmou o reitor. 

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) visa estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas Instituições Nucleadoras). Com isso, pretende-se estabelecer uma rede de instituições públicas para estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular, e em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular nas Instituições Associadas.

O programa conta com nove instituições associadas: UERN, IFRJ, UDESC, UFAL, UFBA, UFPR, UFMS, UFSJ e UEA. Na UERN, o programa possui 4 alunos em doutorado e 4 em mestrado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support