...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vereadores deverão votar projeto da doação de terreno para UERN em 30 dias

A Câmara de Vereadores de Caicó realizou na última terça-feira (19), audiência pública para discutir a doação do terreno onde funcionou a Escola Estadual Joaquim Apolinar (EEJA) para a construção do Campus Avançado de Caicó. A escola foi construída e funcionou durante 50 anos em terreno da Prefeitura, estando atualmente desativada, sendo o prédio utilizado para acolher um curso da própria UERN.

A audiência foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Lobão Filho, e contou com a presença de outros 10 vereadores, além do prefeito de Caicó, Roberto Germano; da secretária de educação do município de Caicó, Socorro Mariz; do promotor José Alves, da diretora da Décima DIRED, Lúcia Gregório; do Padre Costa, que representou o Bispo de Caicó, Dom Antonio Carlos Cruz Santos, além de representantes da OAB, Sindicato dos Servidores do município, professores, servidores técnicos e estudantes da UERN.

O debate durou mais de cinco horas, sendo iniciado com o pronunciamento do prefeito Roberto Germano, que assegurou que irá mandar o projeto da doação do terreno para apreciação da Câmara de Vereadores, iniciando a elaboração do projeto ainda nesta semana. “A UERN é importante para o município de Caicó. Para que ela possa ampliar os cursos é preciso ter um espaço. Embora o terreno pertença ao município, a Escola não pertence à Prefeitura, pertence ao Estado. Enviarei o projeto para a Câmara e os vereadores decidirão se o município deverá doar o terreno para a Universidade”, argumentou o prefeito.

O reitor da UERN, Professor Pedro Fernandes, apresentou um histórico da criação e instalação do Campus de Caicó, há 12 anos, ressaltando as conquistas dos cursos de odontologia, enfermagem e filosofia. Ele ainda explicou os motivos que levaram a UERN a procurar o terreno que hoje pertence à Prefeitura. “O Campus de Caicó necessita de uma solução definitiva. Já conseguimos o dinheiro para construir a estrutura física, mas precisamos da documentação para a construção. Algumas pessoas sugerem que o Campus seja instalado no Centro Educacional José Augusto, que hoje funciona com 600 alunos. Não podemos prejudicar esses estudantes. A Escola Joaquim Apolinar não tem nenhum aluno, está desativada”, explicou o reitor.

Todos os vereadores presentes reconheceram a importância da UERN para o município de Caicó e afirmaram que são a favor da continuação do serviço no município. Apenas dois dos quinze vereadores afirmaram que são contra a doação do terreno para a construção do campus, e defenderam a instalação da UERN no CEJA.

De acordo com o presidente da Câmara, o projeto será votado em regime de urgência, devendo ter concluída toda a tramitação no Legislativo em aproximadamente 30 dias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support