V SENACEM tem mais de mil inscritos e traz hoje palestra com o cantor Ednardo, poeta Antônio Francisco e o artista Airton Cilon

Em sua quinta edição, o Seminário Nacional do Ensino Médio (V SENACEM) consolida em números sua importância – são 1.100 pessoas inscritas e 498 trabalhos científicos que serão apresentados em 24 grupos de discussão. Abordando a temática da Escola em Tempos de Crise, o evento ocorre de forma simultânea com o II Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (II ENACEI).

Com mesas-redondas, minicursos e conferências acontecendo durante todo o dia, a programação de hoje (12) contará com a sessão coordenada sobre o tema “Arte e educação: a cultura nordestina na escola/faz escola”, com as presenças do cantor e compositor Ednardo, do poeta Antônio Francisco e do artista plástico e poeta Airton Cilon, às 18h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A palestra será aberta ao público.

A abertura, na noite de ontem (11), trouxe a conferência do Prof. Dr. Vitor Henrique Paro, da Universidade de São Paulo (USP), que abordou o tema “Desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino na escola pública em tempos de crise”. A noite também foi marcada pela homenagem que a comissão prestou ao Prof. Dr. Jean MaCcole, coordenador do evento.

O reitor Prof. Dr. Pedro Fernandes foi representado na solenidade pela Prof.ª Dra. Fátima Araújo, diretora da Faculdade de Educação (FE/UERN). Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Prof. Dr. Rodolfo Lopes também prestigiou o evento. “É uma grande satisfação representar o reitor na abertura desse evento. A Faculdade de Educação tem persistido no compromisso de promover a educação de qualidade. Esse tema é extremamente pertinente”, afirmou a professora Fátima Araújo.

As atividades do V SENACEM/II ENACEI estão ocorrendo nas dependências da Faculdade de Educação, no Campus Central da UERN, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A realização é do Grupo de Estudo Contexto e Educação (Contexto – CNPq/FE) e Grupo de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE – UERN/FE). O SENACEM conta com apoio da UFERSA, IFRN, da Secretaria de Educação de Mossoró e da Secretaria de Estado da Educação da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), além de apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Veja a PROGRAMAÇÃO

Fotos: Wilson Moreno/Agecom