Universitários usam teatro para ensino da ciência de forma lúdica e criativa

No final do ano 2000, integrantes do Departamento de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) perceberam a necessidade de promover uma maior divulgação do curso nas escolas dos ensinos fundamental e médio. A ideia era realizar essa tarefa de forma lúdica, fugindo da linguagem academicista e complicada.

Surgia aí o grupo de teatro “Fanáticos da Química”, formado por alunos de Licenciatura e professores de Química da UERN.

De acordo com a Profª. Drª. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira, do Departamento de Química, atualmente o grupo é institucionalizado como um projeto de extensão da Universidade, por isso, dentro dele, desenvolvem-se várias atividades.

“Nosso objetivo principal é montar peças teatrais, desde adaptações de obras literárias ou de filmes, como também obras completamente autorais. Então, a gente utiliza experimentos que têm o efeito lúdico e visual e por meio dos quais possam ser explicados os conceitos científicos”, analisa a professora.

Dentro do projeto, são realizadas apresentações para os calouros do curso de Química da UERN. Com esse primeiro contato, muitos já se integram à iniciativa teatral. Foi o caso de Joice Teixeira, hoje aluna do 7º período. “Antes eu já fazia parte de grupos de teatro, então, quando eu cheguei na Universidade e percebi que podia juntar um hobby com minha profissão, eu fiquei bem satisfeita”, contou.

Joice é a criadora da peça “Um Encontro com a Terra”, desenvolvida depois de forma colaborativa com a equipe e atualmente apresentada para crianças no momento da entrega dos presentes da campanha Meu Melhor Natal, também da UERN. A aluna elaborou a primeira ideia da obra a partir de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cuja tema é “Teatro Científico como Ensino e Divulgação Científica para Criança”.

Ela conta que o trabalho é recompensador. “Está sendo bem gratificante perceber que o nosso objetivo foi alcançado, porque a cada apresentação a gente observa que as crianças estão empolgadas, estão conseguindo entender o tema abordado, estão conseguindo entender os experimentos, como está sendo abordado, e estão querendo participar”, diz.

Grupo vai organizar Congresso Nacional de Teatro Científico

Em 2020, Mossoró vai sediar o “Ciência em Cena”, festival de teatro e divulgação científica de alcance nacional realizado anualmente. Para organizar o evento, o grupo “Fanáticos da Química” foi convocado. A equipe mossoroense já vinha participando desse congresso nos anos anteriores. Em 2018, esteve em Macaé (RJ) e este ano em Curitiba (PR).

“Nós sempre tentamos desenvolver uma peça por ano e no próximo ano nós é que vamos organizar esse congresso. Então, a comissão desse congresso decidiu que no ano de 2020 o congresso será realizado em Mossoró e o nosso grupo é que vai ser responsável por organizá-lo”, conta Hígor de Azevedo, aluno do 6º período do curso de Química da UERN e integrante dos “Fanáticos” desde 2017.

Joice Teixeira destaca que o evento é o maior congresso de divulgação científica por meio do teatro do País, e conta com a presença de profissionais de várias localidades, inclusive do exterior. “Mossoró vai ser a sede do maior congresso de divulgação científica por meio do teatro, que é o “Ciência em Cena”. Esse congresso vai acontecer em agosto de 2020 e virão grupos de todo o Brasil”, explica.

Segundo o portal oficial do congresso, “a intenção é promover um processo formativo e extensionista para a comunidade em geral, envolvendo alunos do ensino básico e superior, bem como professores e pesquisadores nessa área de atuação. Durante o evento acontecem apresentações teatrais e minicursos, além de um workshop acadêmico para compartilhar experiências de pesquisa do teatro científico”.

O “Cinema em Cena” começou em 2007, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).