Universidades discutem química e sustentabilidade ambiental

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sedia o 4º Encontro Nacional de Química e o 5º Encontro Regional de Química. O evento é fruto da parceria da UERN com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

A programação conta com atividades no Hotel VillaOeste, em Mossoró, e nas salas de aula da UERN, com palestras e minicursos com a finalidade de atualizar o conhecimento e promover o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes da região, bem como divulgar a diversidade do conhecimento produzido pela Ciência Química ao longo do tempo, assim como envolver a sociedade em discussões relativas às implicações da ciência e da tecnologia sobre a sociedade da informação, além de promover momentos lúdicos que motivem a comunidade à busca de novos conhecimentos vinculados à sua vida cotidiana.

A palestra de abertura foi do Prof. Dr. Geraldo Eduardo Luz Júnior, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sobre “Obtenção de biocombustíveis por craqueamento termocatalítico de biomassa”. Segundo o palestrante, seu objetivo é mostrar aos estudantes e pesquisadores que existe uma outra via de obtenção de biocombustível, e os vários fatores que podem influenciar nesta obtenção.

De acordo com o coordenador dos encontros, Prof. Dr. Luiz di Souza, mais de 20 pesquisadores de todo o país estarão participando do evento, para discutir química em uma região do interior do Estado do Rio Grande do Norte. “É motivo de orgulho para todos nós que fazemos a Universidade”. Ainda segundo o coordenador, a programação não fica restrita às palestras, contando ainda com minicursos nos campi da UERN e do IFRN/Mossoró, e aulas de campo. À noite, os participantes são convidados a participar do colóquio de teatro científico no Espaço Espetáculo em Mossoró. “Serão apresentadas cinco peças, que utilizam experimentos de química. O grupo que irá se apresentar já tem 15 anos de existência, sendo sempre muito bem recebido”, afirmou o coordenador.

O reitor da UFERSA, Prof. Dr. José de Arimateia de Matos, destacou a importância da parceria entre as instituições. “Nós temos tido parcerias contínuas com instituições como a UERN. Essa parceria com as instituições públicas só melhoram o desenvolvimento da região e do Estado do Rio Grande do Norte”, avaliou.

O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, destacou a importância do ensino superior para o desenvolvimento de Mossoró e da região, e a necessidade da interação com a sociedade. “A Universidade é composta por alunos, professores, técnicos administrativos e a sociedade. Mossoró é uma cidade universitária. Já teve sal, fruticultura e petróleo, mas hoje é uma cidade universitária. Precisamos fazer com que esse conhecimento que é produzido na universidade chegue à sociedade, que ela saiba o que fazemos aqui”, afirmou o reitor.

O encontro segue até a próxima sexta-feira (20). As inscrições ainda podem ser feitas no local.