Universidades discutem parceria

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recebeu ontem às 16 horas na Reitoria, o prof. Dr. José de Arimatea de Matos, Reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Na ocasião, o prof. Pedro Fernandes estava reunido com todos os seus auxiliares para uma avaliação de todas atividades desenvolvidas até o presente momento na sua gestão.

O prof. Arimatea de Matos disse que era uma satisfação visitar a UERN e passar um pouco da sua experiência em captar recursos para a expansão da universidade, tendo em vista a experiência recente da sua Instituição que vem cumprindo um cronograma de expansão ousada com a construção de alguns campi em outras cidades do interior do Rio Grande do Norte, como Assu, Angicos e Caraúbas.

O Reitor da UFERSA disse que aprendeu muito sobre captação de recursos e considera a bancada federal no Congresso Nacional como parceira na assinatura das emendas de bancadas e individuais. O prof. Arimatea lembrou que diferentemente do orçamento do Estado, a UERN terá que ter os projetos executivos prontos para dar entrada nos empenhos e citou que na UFERSA conseguiu fazer empenho em duas horas para garantir a liberação dos recursos e foi bem claro, afirmando que sem projeto não tem como licitar. Para facilitar, ele pôs os projetos já elaborados pela equipe da UFERSA a disposição da UERN para serem adaptados às necessidades próprias.

Arimatea disse que a UFERSA já captou cerca de R$ 56 milhões em emendas e disse que isso se deve também a um projeto de expansão bem elaborado, cursos bem avaliados e a necessidade de mais ensino superior no interior do país. Sobre essa expansão ele citou os dois cursos de medicina que a universidade está implantando, um em Assu e o outro em Mossoró e lembrou que para isso será necessário a construção de um hospital universitário, cujo projeto prevê 150 leitos, mas que poderá ser de 250 se UERN topar entrar em um consórcio para que este hospital sirva às duas Instituições.

O professor Pedro Fernandes solicitou informações sobre a criação e funcionamento da Fundação Guimarães Duque, tendo em vista que tem o projeto de criar uma semelhante na UERN, o que foi prontamente atendido pelo Reitor da UFERSA que encaminhará o pessoal da universidade do estado para encontros com a atual diretoria da Guimarães Duque, para que possa repassar todas as informações necessárias.

Fotos: Luciano Lellis e Ivanaldo Xavier