Uma mulher na condução da Assembleia Universitária e da Reitoria da UERN

Em uma solenidade tomada de emoção e simbolismo, com o Teatro Dix-Huit Rosado sem plateia, a Vice-Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, conduziu a 52ª Assembleia Universitária, no dia 28 de setembro, data de aniversário de fundação da Uern.

Poucos dias depois, em 1º de outubro, a enfermeira com formação na própria Uern assumiu a Reitoria da Universidade em virtude da licença de um ano concedida ao Reitor Pedro Fernandes, para cursar o pós-doutorado em Portugal. Antes disso, ela já havia assumido temporariamente durante a pandemia.

Fátima Raquel é a terceira mulher a exercer a função mais alta na hierarquia da Instituição. Antes dela vieram as reitoras Maria Gomes de Oliveira (janeiro de 1973 a janeiro de 1977) e Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro (setembro de 1993 a setembro de 1997).

“Pra nós é uma imensa felicidade, até porque ambas foram precursoras de mudanças nos espaços institucionais e nós temos um compromisso, uma missão ainda maior de fazer com que a nossa Universidade, que ao longo dos últimos sete anos vem avançando sobremaneira, mesmo nesse contexto de dificuldade, mesmo nesse contexto de ataque às instituições de educação superior no Brasil, mesmo com tudo isso, tem crescido, tem avançado na sua importância, no seu respeito perante a sociedade civil, continue em ascensão. Então, pra nós é uma responsabilidade a mais manter a Universidade nesse rumo, avançando. Temos a certeza que nossa comunidade acadêmica, docentes, discentes, técnicos administrativos contribuíram sobremaneira pra que a gente, no diálogo, continue construindo essa Universidade que queremos para o futuro”, avaliou.

Devido às condições sanitárias, não houve presença de público no evento (Foto: Rodrigo Oliveira)

As mais de 700 cadeiras do teatro estavam desocupadas, mas o sentimento de pertencimento de alunos, professores, técnicos administrativos, colaboradores, egressos e todos aqueles cuja história tem a Uern fazendo parte preencheram o espaço artístico de alguma forma.

O público estava em outros lugares com olhos e ouvidos atentos aos celulares, tablets, computadores ou televisão – canal 23.1 da TCM Telecom – acompanhando a solenidade iniciada às 19h. Somente no perfil da Uern Oficial no YouTube, a média foi de 600 espectadores. A transmissão também foi realizada no perfil da Uern no Facebook e pela Uern TV.

Sozinha à mesa, Fátima Raquel exemplificou que o vazio da plateia dava para medir o tamanho do impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no mundo.

“No ano do seu 52º aniversário, a Uern enfrenta mais um grande desafio, quiçá o maior de todos. Em pouco mais de meio século, os desafios são constantes na nossa Universidade e sempre superamos, por isso chegamos até aqui e temos muitas histórias para contar”, comentou a Vice-Reitora, destacando qualidades e metas para o futuro, como a tão almejada autonomia financeira.

Mesmo não tendo a presença de um grande público em uma noite de festa, a agora Reitora em exercício Fátima Raquel disse que se sentiu feliz em dar andamento à solenidade.

“A condução em si nos agregou, trouxe mais esperança, mais perspectivas para o futuro. Viver a Assembleia Universitária no formato virtual e ter uma participação tão intensa da nossa comunidade só mostra quanto a comunidade realmente está entendendo esse contexto, está vivendo junto com a gente, apoiando a nossa instituição, acerca de toda condução que estamos fazendo ao longo dessa pandemia”, comentou.

Defensora de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, a educadora fez questão de enaltecer a importância das instituições de ensino superior no atual contexto.

Reitora em exercício assumiu a função no dia 1º de outubro (Foto: Aline Linhares)

“Como todas as instituições, as universidades tiveram que se reinventar. E, num cenário adverso, com escassez de investimentos, ataques a sua legitimidade e importância, e questionamentos sobre a credibilidade de seu trabalho, temos sido resiliência, seriedade, compromisso e responsabilidade social. Vem das universidades públicas brasileiras algumas das ações de maior impacto no combate à pandemia da Covid-19, através de pesquisas científicas, da inovação no ensino e do fortalecimento e ampliação da extensão universitária. Quando o país mais precisou, as universidades estavam onde sempre estiveram: a serviço da ciência e do povo”, discursou a professora.

O tema escolhido para a Assembleia Universitária deste ano, “Uern: Ciência pela vida no enfrentamento da pandemia”, foi para homenagear os cientistas e profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Foram outorgadas honrarias a professores, técnicos e personalidades com relevantes serviços prestados à Instituição e ao município de Mossoró.