...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Um ano depois, UERN divulga resultado do maior encalhe de golfinhos do Brasil em Areia Branca

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulga, nesta segunda-feira, 22, o resultado do encalhe de 30 golfinhos da espécie falsa orca, ocorrido em Areia Branca, no ano passado. O encalhe aconteceu exatamente no dia 22 de setembro e somente agora, exatamente um ano depois, é que foram concluídas todas as análises realizadas nos animais mortos. Alguns exames foram feitos em laboratórios do Rio de Janeiro.

A equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca apresentará a conclusão da causa deste encalhe que teve grande repercussão no Brasil e no exterior, em entrevista coletiva, no Hotel Costa Branca, em Areia Branca, às 14h30. Jornalistas dos órgãos de imprensa de Mossoró e do Estado chegarão à praia de Upanema em um ônibus que também levará o reitor Pedro Fernandes, o vice-reitor Aldo Gondim, pró-reitores e uma equipe da Agência de Comunicação Social (AGECOM), além de professores e alunos de Comunicação Social e outros convidados.

No encalhe em massa das falsas orcas, na praia de Upanema, em Areia Branca, a equipe do projeto conseguiu em 3 horas devolver ao mar imediatamente 24 animais dos 30 que encalharam, em uma operação que contou com a colaboração da comunidade, da Prefeitura de Areia Branca e de outras instituições locais. O índice de salvamento foi de mais de 80%%, superando a média mundial que é de 20%.

Depois do anúncio do resultado, haverá coletiva de imprensa e em seguida, os jornalistas serão convidados para uma visita à Base de Reabilitação de Animais Marinhos PCCB-UERN, na praia de Upanema. O Projeto Cetáceos da Costa Branca está vinculado ao Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e é desenvolvido em parceria com a Petrobras.

A visita ao projeto faz parte da programação de aniversário dos 46 anos da UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support