Um ano depois, UERN divulga resultado do maior encalhe de golfinhos do Brasil em Areia Branca

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulga, nesta segunda-feira, 22, o resultado do encalhe de 30 golfinhos da espécie falsa orca, ocorrido em Areia Branca, no ano passado. O encalhe aconteceu exatamente no dia 22 de setembro e somente agora, exatamente um ano depois, é que foram concluídas todas as análises realizadas nos animais mortos. Alguns exames foram feitos em laboratórios do Rio de Janeiro.

A equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca apresentará a conclusão da causa deste encalhe que teve grande repercussão no Brasil e no exterior, em entrevista coletiva, no Hotel Costa Branca, em Areia Branca, às 14h30. Jornalistas dos órgãos de imprensa de Mossoró e do Estado chegarão à praia de Upanema em um ônibus que também levará o reitor Pedro Fernandes, o vice-reitor Aldo Gondim, pró-reitores e uma equipe da Agência de Comunicação Social (AGECOM), além de professores e alunos de Comunicação Social e outros convidados.

No encalhe em massa das falsas orcas, na praia de Upanema, em Areia Branca, a equipe do projeto conseguiu em 3 horas devolver ao mar imediatamente 24 animais dos 30 que encalharam, em uma operação que contou com a colaboração da comunidade, da Prefeitura de Areia Branca e de outras instituições locais. O índice de salvamento foi de mais de 80%%, superando a média mundial que é de 20%.

Depois do anúncio do resultado, haverá coletiva de imprensa e em seguida, os jornalistas serão convidados para uma visita à Base de Reabilitação de Animais Marinhos PCCB-UERN, na praia de Upanema. O Projeto Cetáceos da Costa Branca está vinculado ao Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e é desenvolvido em parceria com a Petrobras.

A visita ao projeto faz parte da programação de aniversário dos 46 anos da UERN.