Uern Viva Rio Branco oferece ações de esporte, saúde e educação

Ações de esporte, arte, saúde e inclusão marcaram o retorno presencial do projeto Uern Viva Rio Branco. As atividades foram realizadas no último domingo, ao longo da Avenida Rio Branco, dentro do projeto “Viva Rio Branco”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).

Os atendimentos oferecidos por professores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram divididos em três polos, distribuídos pelos espaços do Corredor Cultural.

As atividades do polo de Saúde ocorreram na praça Cícero Dias, em frente ao Teatro municipal Dix-huit Rosado, e contou com atendimentos do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), aferição da pressão arterial, orientação sobre a prevenção ao câncer de mama e de próstata, entre outras ações.

O polo da Educação contou com ações de empreendedorismo, de incentivo à leitura, funcional kids, rodas de conversas sobre inclusão, exposição de obras das Edições Uern, teatro imagem, musicalização infantil, entre outros. As atividades ocorreram em frente à sede do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O terceiro polo concentrou as ações de esporte, com um aulão de FitDance na Praça dos Patins. A atividade reuniu dezenas de pessoas e foi coordenada por profissionais da Faculdade de Educação Física da Uern.

Para a reitora da Uern, Cicília Maia, a retomada do projeto Uern Viva Rio Branco é um momento muito significativo. “É um momento que representa a soma de esforços de todos para que esse importante projeto seja retomado, e a Uern se junta a esta iniciativa com suas ações de ensino, pesquisa e extensão, mostrando à comunidade o que a Uern tem de melhor. Estamos muito felizes em somar nossas ações ao projeto Viva Rio Branco”, comenta.

O pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, ressalta que o Uern Viva Rio Branco é uma ação social muito importante. “É uma oportunidade da população, que já frequenta o Viva Rio Branco, conhecer os projetos da universidade e também receber os atendimentos que estudantes, professores e técnicos-administrativos oferecem”, destaca.

Participaram da ação projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, setores das Faculdades de Ciências da Saúde (Facs), Enfermagem (Faen), de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), de Educação Física (Faef), de Educação (FE) e de Direito (FAD). Além das pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Assuntos Estudantis (Prae), das Diretorias de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (Daint) e de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), da Ouvidoria e da Biblioteca/Edições UERN.