...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN vai restaurar mata ciliar no trecho onde será construído o Central Park de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (CEMAD), elaborou e vai executar o projeto de restauração da mata ciliar do Rio Apodi/Mossoró no trecho onde será construído o Central Park de Mossoró. Serão recuperados três hectares com replantio de oiticica, carnaúba e umarizeiro.

Além da revegetação de plantas nativas, o projeto que marca a primeira PPP (Parceria Público-Privado) na área ambiental, poderá servir para laboratório da UERN e visitação de escolas, uma vez que o viveiro para produção das mudas ficará no local. “Vamos produzir as mudas e simultaneamente executar o plantio”, afirma o superintendente do Cemad, Ramiro Gustavo Valera Camacho, adiantando que o projeto de restauração da mata ciliar do Rio Apodi/Mossoró: futuros corredores ecológicos” foi encaminhado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O professor Ramiro Camacho está propondo aos empresários que no projeto do Central Park sejam criadas condições para a captação de água de chuva, energia solar e a ventilação natural.

Na última quinta-feira, 12, o reitor Pedro Fernandes visitou o local e reafirmou a capacidade da UERN na execução de projetos sustentáveis para o crescimento regional, através de políticas públicas e também de parceria com a iniciativa privada. O empresário e ex-reitor da UERN, Genivan Josué Batista, elogiou a capilaridade da UERN e disse que a instituição está no caminho certo trabalhando em perfeita sintonia com a sociedade potiguar.

A obra – O Central Park de Mossoró é um empreendimento de R$ 8 milhões e será construído pelo consórcio dos grupos A Construtora e WR Construções, numa área de 18 hectares. “Esse é um projeto piloto que visa valorizar o Rio Mossoró, com perspectivas de se transformar num grande corredor ecológico”, afirma o empresário Wilson Rodrigues, acrescentando que o grupo irá atrair outros investidores.

O local poderá abrigar shopping center, restaurantes, hotéis, flats e outros equipamentos que estimulem o turismo. Também serão construídos um calçadão para caminhadas e pista de mão-dupla saindo do Complexo Viário Vingt Rosado que liga os bairros Alto da Conceição/São Manoel ao Centro da Cidade, proximidades da empresa de Call Center A&C.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support