Uern vai ofertar pós-graduação em enfermagem oncológica

Em convênio com a Escola de Oncologia da Liga Contra o Câncer, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern vai ofertar um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Enfermagem Oncológica. O edital será publicado em breve.

Com carga horária de 485h/aulas, sendo 80h de atividades práticas, as aulas devem começar já em outubro e serão ministradas por professores mestres e doutores com expertise na área. Graduados em Enfermagem são o público-alvo.

“Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte na população brasileira, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Assim, como reflexo da elevação das estatísticas mundiais de morbimortalidade de câncer, são necessários novos conhecimentos e práticas que acompanhem a demanda crescente de mão de obra especializada na área de oncologia”, disse a professora Kalidia Felipe, da Faculdade de Enfermagem – FAEN/Uern.

No curso, os profissionais vão se qualificar em ações preventivas contra o câncer e assistência em enfermagem em pacientes oncológicos. Além disso, trata-se de uma oportunidade de complementar ou avançar na formação acadêmica.

Para a professora Kalidia, “devido à necessidade de capacitação profissional, à falta de especialização em oncologia que adentre os muros do hospital oncológico e à demanda por profissionais com mais experiência prática nessa área, a oferta do curso vem com o intuito de fornecer maior experiência e embasamento teórico-prático na oncologia”.

Metodologia

O processo metodológico deve atender à proposta didático-pedagógica definida no Projeto Pedagógico que aponta para uma aprendizagem ativa e colaborativa, com estímulo à interação entre fundamentos teóricos e práticos.

Haverá aulas expositivas, discussões, leitura crítica de textos, trabalhos individuais e em grupo, podendo ser utilizados estudos de caso e pesquisas de campo, bem como seminários e palestras.

A parte prática contemplará a experiência no estágio observacional supervisionado diante da estrutura e qualidade dos serviços da Liga, proporcionando experiência em situações reais de trabalho, conhecimento de rotinas e técnicas de atendimento.

Vale salientar que a Liga Contra o Câncer é uma instituição empenhada no tratamento e prevenção do câncer, além de ser referência na produção de conhecimento, ensino e formação profissional na área da oncologia.

Atualmente possui quatro unidades integradas, nas cidades de Natal/RN e Caicó/RN, oferecendo assistência médica, diagnóstico e tratamento especializado, reabilitação e cuidados paliativos.