...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern vai ofertar pós-graduação em enfermagem oncológica

Em convênio com a Escola de Oncologia da Liga Contra o Câncer, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern vai ofertar um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Enfermagem Oncológica. O edital será publicado em breve.

Com carga horária de 485h/aulas, sendo 80h de atividades práticas, as aulas devem começar já em outubro e serão ministradas por professores mestres e doutores com expertise na área. Graduados em Enfermagem são o público-alvo.

“Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte na população brasileira, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Assim, como reflexo da elevação das estatísticas mundiais de morbimortalidade de câncer, são necessários novos conhecimentos e práticas que acompanhem a demanda crescente de mão de obra especializada na área de oncologia”, disse a professora Kalidia Felipe, da Faculdade de Enfermagem – FAEN/Uern.

No curso, os profissionais vão se qualificar em ações preventivas contra o câncer e assistência em enfermagem em pacientes oncológicos. Além disso, trata-se de uma oportunidade de complementar ou avançar na formação acadêmica.

Para a professora Kalidia, “devido à necessidade de capacitação profissional, à falta de especialização em oncologia que adentre os muros do hospital oncológico e à demanda por profissionais com mais experiência prática nessa área, a oferta do curso vem com o intuito de fornecer maior experiência e embasamento teórico-prático na oncologia”.

Metodologia

O processo metodológico deve atender à proposta didático-pedagógica definida no Projeto Pedagógico que aponta para uma aprendizagem ativa e colaborativa, com estímulo à interação entre fundamentos teóricos e práticos.

Haverá aulas expositivas, discussões, leitura crítica de textos, trabalhos individuais e em grupo, podendo ser utilizados estudos de caso e pesquisas de campo, bem como seminários e palestras.

A parte prática contemplará a experiência no estágio observacional supervisionado diante da estrutura e qualidade dos serviços da Liga, proporcionando experiência em situações reais de trabalho, conhecimento de rotinas e técnicas de atendimento.

Vale salientar que a Liga Contra o Câncer é uma instituição empenhada no tratamento e prevenção do câncer, além de ser referência na produção de conhecimento, ensino e formação profissional na área da oncologia.

Atualmente possui quatro unidades integradas, nas cidades de Natal/RN e Caicó/RN, oferecendo assistência médica, diagnóstico e tratamento especializado, reabilitação e cuidados paliativos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support