“Uern vai à escola” lançará e-book editado por associação internacional

O projeto de extensão “Uern vai à escola”, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, produzirá um e-book editado pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). A obra, cujo título será “Formação de Jovens Pesquisadores na Educação: práxis e resistências”, será lançada entre agosto e outubro deste ano.

A equipe do projeto de extensão, em organização de pesquisa em rede, desenhou uma proposta de coletânea de textos que objetiva construir reflexões acerca da pesquisa na graduação sob os diferentes matizes que conformam o princípio da indissociabilidade enquanto matriz social fundamento do fazer universitário.

O processo de aprovação do e-book ocorreu por meio de concorrência em Edital de Incentivo à Pesquisa na Graduação do Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), em conjunto com a AINPGP e a Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca (ABSO), que tinha como objetivo “promover a publicação de um livro, em formato de e-book, que tenha como eixo temático principal a socialização do conhecimento produzido na graduação em Universidades públicas e/ou privadas”.

De acordo com as professoras organizadoras da proposta, professora Dra. Emanuela Rútila Monteiro Chaves e professora Ma. Iasmin Marinho, ambas da Faculdade de Educação da Uern, a obra busca contemplar discussões essenciais no campo da produção do conhecimento nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas, sob diferentes olhares e perspectivas, com ênfase a produção de jovens pesquisadores.

A proposta contém artigos e relatos de experiência de estudantes de graduação que tratam da iniciação à docência, iniciação científica, iniciação à extensão, experiências de ensino e trabalhos de conclusão de curso, orientados por 32 professores de 21 instituições de ensino superior públicas, estaduais e federais.

O sumário provisório conta com prefácio de autoria do professor Roberto Leher (UFRJ) e está organizado em seis partes: Políticas Públicas e Gestão Educacional; Trabalho e Educação; Literatura e Formação de leitores; Infância e Educação Infantil; Formação e Profissão docente; Educação Inclusiva e Diversidade; Práticas pedagógicas, Currículo e Avaliação.

Para acompanhar essas e outras ações do projeto de extensão siga o perfil @uernvaiaescola no Instagram.