“Uern vai à escola” faz live sobre precariedade do trabalho docente

O projeto de extensão “Uern vai à escola” realiza às 18h desta quinta-feira (16) uma live em seu canal na plataforma de vídeos YouTube com o tema “A precariedade do trabalho docente no Brasil”.

Com mediação da professora Iasmin Marinho, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, a transmissão vai contar com a participação da professora doutora Selma Venco, da Universidade Estadual de Campinhas – Unicamp.

Venco é uma das grandes referências nos estudos sobre trabalho docente, tendo desenvolvido pesquisas sobre o Brasil, sobre o estado de São Paulo e sobre estudos comparados entre Brasil, França e Alemanha acerca da temática.

De acordo com a professora Iasmin Marinho, “a precariedade do trabalho docente no País é um fenômeno que tem articulação direta com as relações de trabalho, dadas as condições de tempo, se ocupa cargo efetivo ou temporário, bem como as garantias dos direitos trabalhistas”.

Muitos profissionais do sistema público de educação básica, diz a docente, mantêm vínculos trabalhistas precários, com contratos temporários e pouca garantia de direitos.

Houve ainda registro de demissões com a pandemia, tornando a classe vulnerável neste momento, daí a importância de se debater o tema.

Acesse o canal no YouTube do “Uern vai à escola” clicando AQUI.