Uern vacina população prisional de Mossoró contra a Influenza

Através do projeto Uern Vacina Mossoró, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem chegado aos mais diversos locais e públicos na vacinação e prevenção de doenças infectocontagiosas. Nesses últimos dias, voluntários(as) realizaram a imunização contra a Influenza de aproximadamente 980 pessoas privadas de liberdade e profissionais de segurança.

Os atendimentos aconteceram no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio na última terça-feira, 31 de maio, e na Cadeia Pública de Mossoró Juiz Manoel Onofre de Sousa, na quinta-feira, 02 de junho.

Esse trabalho de imunização da população prisional começou a ser feito ainda no ano passado com a aplicação das vacinas contra a Covid-19. Acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de saúde que atende esse público, sob coordenação da assistente social Diana Paula Fernandes, e a coordenação de Imunizações do Município, de titularidade de Etevaldo de Lima.

A professora Ms. Magda Fabiana, da Faculdade de Enfermagem, ressaltou que a Uern está sempre pronta para atuar nesse e em outros setores que forem necessários.

“Sempre quando chamados, nós prontamente atendemos montando uma escala com o pessoal previamente treinado pra estar na vacinação da população privada de liberdade ou em qualquer outra ação que nos for demandada”, garantiu.

Para Lívia Natany, do 5º período de Enfermagem, participar da experiência tem sido enriquecedora.

“Trata-se de uma oportunidade única, não encontrada todos os dias e que é extremamente importante para a saúde prisional e também para nós enquanto estudantes e futuros profissionais da saúde. Já tinha vontade de participar antes e assim que surgiu a oportunidade corri pra cima e agarrei. Foi uma vivência sem igual que a Uern e a Faen, juntamente com todos os parceiros, proporcionaram aos alunos e que, com certeza, no futuro irão trazer vários frutos”, relatou a estudante.