...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN usa plataformas virtuais para promover ensino de qualidade

“Poucas vagas”, alerta o estudante Alessandro Amaral, do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ele comentava, em rede social, a publicação de um minicurso sobre “Abolicionismo Penal”, promovido pelo Centro Acadêmico Rui Barbosa (CARB), da Faculdade de Direito da UERN (FAD/UERN). De fato, foi preciso abrir mais vagas.

As 95 inicialmente oferecidas esgotaram em uma hora. Outras 150 foram acrescidas em seguida e, mais uma vez, rapidamente acabaram. E os inscritos não se limitaram ao RN.

Interessados dos estados do Ceará, Paraíba, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro logo preencheram grande parte da demanda disponível.

“A organização realizada pelo CARB foi simplesmente perfeita”, elogiou o advogado Olavo Hamilton, professor da FAD/UERN e responsável pelo minicurso.

Yuri Lima, estudante do 8º período de Direito, integrante do CARB e um dos organizadores da proposta comemorou: “O alcance para vários estados do País fez com que o debate fosse bastante participativo e plural”.

A qualidade do minicurso também impressionou. Os elogios nas redes eram unânimes.

Esse sucesso não é um caso isolado na UERN, pelo contrário. Sendo uma das primeiras instituições a adotar o funcionamento não presencial, a Universidade logo se adaptou à nova dinâmica.

Diariamente, aulas, eventos, dicas, informativos e até vídeo de entretenimento, como dicas de filmes e séries – sempre ligados ao ensino –, lotam suas redes e plataformas virtuais.

Durante a quarentena, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN) lançou o projeto “Arte em Casa”, promovendo “lives” com artistas locais duas vezes por semana pelo perfil oficial da Universidade no Instagram.

Bem-sucedida, a proposta acumula quatro mil visualizações e público de fora do País. “As pessoas registram seus estados e países de onde estão assistindo, e já tivemos do Ceará, Paraíba, Bahia, São Paulo e Itália”, conta Hallyson Dantas, da Diretoria de Educação, Cultura e Artes da PROEX/UERN.

Projeto facilita diálogo da Universidade com sociedade potiguar

Qual o papel de uma universidade na comunidade local? O questionamento é central no que se refere ao trabalho desempenhado no ensino superior. Na UERN, a construção de pesquisadores socialmente referenciados é o norte dos trabalhos desenvolvidos.

Por isso, para promover a divulgação científica e a comunicação com a sociedade, a Assessoria de Governança da Informação e Transparência desenvolveu o “UERN Talks”, projeto de viés extensionista que conta com a parceria da Agência de Comunicação (AGECOM/UERN) e a UERN TV.

“A princípio, a ideia era realização de encontros mensais, no Teatro Lauro Monte Filho. Veio a pandemia e nos desafiou em tudo. Decidimos iniciar num formato on-line e tem dado muito certo”, conta Esdras Marchezan, assessor de Governança da Informação e Transparência da UERN.

De acordo com o assessor, esse trabalho técnico está vinculado à reitoria e atua no planejamento de ações com foco no fortalecimento da comunicação entre universidade e sociedade e dos mecanismos de transparência da Universidade.

Semanalmente, a equipe oferece à comunidade potiguar debates sobre temas diversas com pesquisadores da UERN. Para Marchezan, “é muito bom ver que as pessoas estão gostando e criando até mesmo o hábito de, toda sexta-feira, parar para ouvir e interagir com o ‘Uern Talks’”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support