UERN, UFRN e SESAP encaminharão quadro sobre doenças de Chagas no RN para OMS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP) estão construindo um documento que reportará à Organização Mundial de Saúde (OMS) o cenário atual da doença de Chagas no Rio Grande do Norte, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e discutidos, bem como as dificuldades e perspectivas para a assistência aos pacientes. Essa foi uma das propostas aprovadas no workshop “Doença de Chagas no Estado do Rio Grande do Norte”, realizado nos dias 14 e 15 deste mês, em Natal.

O evento foi organizado e coordenado pelo professor Dr. Marcelo Sousa Silva, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFRN, e surgiu pela necessidade de desenvolver uma plataforma tecnológica própria para a produção de conhecimento e medicamentos contra doenças tropicais negligenciadas, com enfoque na doença de Chagas, em conjunto com parceiros internacionais, nacionais e regionais.

“O objetivo era um evento pequeno e simples, mas que o importante fosse discutir a doença de Chagas. Penso que os objetivos foram alcançados. Essa reunião foi um ponto de partida para muitas outras coisas que poderemos fazer aqui no Rio Grande do Norte”, disse o organizador Marcelo Sousa durante o encerramento do evento.

O workshop contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Regional da Saúde, bem como de professores e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da UFRN. Ainda contou com a presença de professores da UERN envolvidos no ensino, pesquisa e extensão sobre a doença de Chagas, ampliando conhecimentos e compartilhando os resultados dos trabalhos desenvolvidos na UERN através da palestra do professor Dr. Cléber Mesquita de Andrade intitulada “Apresentação da Cardiomiopatia Chagásica no Estado do Rio Grande do Norte”.

Estudantes da graduação de Medicina, bem como do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS) da UERN também participaram do evento.

A próxima reunião sobre “Doenças de Chagas no RN” será sediada em Mossoró e organizada pela UERN, em data a ser definida.