...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern, Ufersa e Universidade Católica de Córdoba oferecem disciplina sobre cidades e comunidades sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, resilientes, seguros e sustentáveis integra o 11° Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Nesse contexto, como reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades e torná-las mais humanas e sustentáveis? Essa questão será objeto de discussão central na disciplina: Tópicos Especiais em Geografia II que terá como tema: “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

A disciplina será ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UERN), pelo Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFERSA e pela Universidade Católica de Córdoba. Segundo o professor Alfredo Marcelo Grigio, coordenador do PPGEO, essas iniciativas de intercâmbios entre instituições são importantes por se tratarem de espaços para promoção de cooperação entre as universidades.

A disciplina ocorrerá paralela ao curso coordenado pelos professores Márcia Regina Farias da Silva (UERN), Nildo da Silva Dias (UFERSA, Mossoró), Alisson Gadelha de Medeiros (UFERSA, Pau dos Ferros) e Edith Taleisnik (UCC, Córdoba, Argentina).

Segundo a Professora Márcia Farias, o objetivo central da disciplina reside em promover um diálogo sobre ferramentas de planejamento e gestão, em parceria com setores públicos e privados, visando a formulação de políticas púbicas mais eficientes no controle da qualidade ambiental nos centros urbanos e em comunidades. “Vamos discutir ideias e práticas sustentáveis que vêm sendo desenvolvidas, a partir de experiências em cidades e comunidades rurais do Brasil e da Argentina”, ressaltou Márcia Regina.

As aulas serão ministradas de forma remota, durante o período de 24 de agosto a 23 de setembro de 2020, aos discentes regularmente matriculados no PPGEO/UERN e em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado da UFERSA). Trata-se de uma temática interdisciplinar que será dividida em cinco eixos temáticos (Fundamentos básicos da gestão ambiental; Gerenciamento dos resíduos sólidos; Saneamento, água limpa e gestão sustentável dos recursos hídricos; Planejamento urbano eficiente: moradia, transporte e qualidade do ar e; Comunidades sustentáveis).

Para tanto, cada tema será ministrado com a colaboração de pessoas de diferentes instituições: Márcia Regina Farias da Silva (UERN); Maria Josicleide Felipe Guedes, Solange Aparecida Dombroski Goularte, Valder Adriano Gomes de Matos Rocha, Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes, Eric Amaral Ferreira, Alisson Gadelha de Medeiros e Nildo da Silva Dias (UFERSA); Karisa Lorena Carmo Barbosa e Alexandre Araújo da Silva Lopes (IFRN); Zoraide Souza Pessoa (UFRN), e com a participação dos doutorandos Jucirema Ferreira da Silva e Luciara Maria de Andrade (PPG Manejo de Solo e Água da UFERSA) e Jader Felipe Araújo Justo (UFC). Ainda participam profissionais da iniciativa privada, Joilson Marques Ferreira Filho – CEO INNOVARE Consultoria Ambiental e do serviço público, Douglas Batista da Costa – Engenheiro da CAGECE.)

Os discentes do PPGEO/UERN interessados em cursarem a disciplina podem realizar a pré-matrícula enviando um e-mail para a secretaria do curso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support