UERN TV realiza pesquisa de audiência e perfil de público

A UERN TV, através do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), disponibiliza ao público um questionário com o intuito de conhecer melhor quem assiste o canal universitário.

Desde que entrou no ar, em setembro de 2014, o canal televisivo da instituição traz uma programação voltada a vários segmentos de públicos. Com as possibilidades da TV a cabo e Internet, que permitem que telespectadores de fora da comunidade acadêmica acompanhem a programação, ainda não se têm ideia da amplitude da audiência da UERN TV. Por isso, é desenvolvido um estudo de público-alvo a partir de um questionário que faz parte do projeto de pesquisa “Desafios da TV universitária: um estudo sobre o perfil do telespectador e internauta da UERN TV”, coordenado pelo professor do curso de Comunicação Social, Marco Escobar.

A proposta busca analisar os hábitos de consumo de mídia dos telespectadores, explica o professor. “Há dois anos e meio, o canal, além de veículo institucional, funciona como laboratório para os estudantes de Comunicação Social”, completa Escobar.

Através de parcerias com o Canal Futura, TV Assembleia do RN, TV Brasil, TV Câmara Municipal de Mossoró e outras emissoras que se interessem em reproduzir programas, a UERN TV tem constantemente suas matérias selecionadas e exibidas na grade de programação de emissoras abertas e com abrangência nacional. As redes sociais são ferramentas importantes para propagar a ideia de televisão educativa, sendo o canal no YouTube e a página no Facebook os principais meios de divulgação da programação exibida na TV. Por isso, a pesquisa analisa estas formas de exibição/divulgação da UERN TV e pode revelar qual o alcance da audiência.

O acadêmico de Publicidade e Propaganda, Rafael Duarte Silva, que participa do projeto, explica que com a pesquisa, será possível identificar as demandas dos telespectadores, possíveis necessidades de mudança na grade de programação ou nos temas abordados, para que o público-alvo sinta-se melhor representado e atraído pelo canal.

O questionário, com apenas 10 perguntas com respostas objetivas, pode ser respondido neste LINK