UERN traça estratégias de ação em áreas atingidas por queimadas em Patu

O grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que visitou as áreas afetadas pelos incêndios ocorridos no mês de setembro na Serra do Lima, em Patu, voltou a se reunir nesta quinta-feira (10) para avaliar as informações obtidas e traçar estratégias de ação para minimizar os efeitos das queimadas.

No primeiro momento, estão sendo traçadas estratégias para a conscientização da população, dos romeiros e demais visitantes do Santuário e da Serra do Lima, no sentido de colaborar com a preservação do meio ambiente e evitar a realização de queimadas e danos ambientais na região. Além da conscientização, a Universidade também irá trabalhar na implantação de um projeto de educação ambiental nas escolas de educação básica das redes municipal e estadual de ensino.

“No dia 27 de outubro, a Prefeitura de Patu fará uma faxina ecológica na Serra do Lima e a UERN estará presente com ações de conscientização da população em conjunto com a Prefeitura”, afirmou a chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia.

O grupo também está empenhado no monitoramento da área atingida. Segundo o professor do Departamento de Gestão Ambiental, Wendson Dantas, esta ação demanda maior tempo, pois é necessário avaliar a recuperação natural da área, para só então desenvolver um projeto de reflorestamento.

Como a Universidade já desenvolvia pesquisas na área devastada, existem registros da vegetação que foi atingida, o que facilita o trabalho de identificação das espécies para o reflorestamento.

Ainda segundo a professora Cicília Maia, um próximo passo é trabalhar para a implantação de um santuário ecológico na Serra do Lima, o que caracterizaria a área como de preservação ambiental.

O grupo de pesquisadores é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação dos cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas da UERN, além do Campus de Patu.

A Universidade também está envolvida em outras áreas atingidas por queimadas no Rio Grande do Norte, como Portalegre e Pau dos Ferros.