Uern torna facultativo o uso de máscara de proteção em seus ambientes

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou na edição do Jouern desta sexta-feira, 19 de agosto, uma nova portaria tornando facultativo o uso de máscara de proteção em suas dependências. A medida abrange todas as unidades acadêmicas localizadas em Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

A decisão tem como base a Nota Técnica 006/2022 emitida pelo Comitê Covid-19/Uern, que se reuniu virtualmente, na segunda-feira, 15 de agosto, para avaliar o cenário atual da pandemia.

Os membros do Comitê monitoram o quadro epidemiológico desde o início da pandemia de Covid-19. A reitora Cicília Maia reforça que a segurança da comunidade acadêmica é prioridade e outras medidas sanitárias que visam à contenção da doença serão mantidas.

A Nota Técnica do Comitê Covid-19/Uern considera as características do atual cenário, com sucessivos decréscimos na ocupação de leitos hospitalares em decorrência da doença, bem como os resultados promissores do avanço da imunização da população.

O Comitê recomendou à Uern as seguintes medidas:

•  Tornar facultativo o uso de máscaras de proteção nos ambientes da UERN, reforçando a importância da conscientização da comunidade universitária na adoção de medidas sanitárias aplicáveis à contenção da Covid-19;
  •  Manter constante incentivo à imunização, através dos canais de comunicação oficiais da UERN e outros meios, salientando a observância do devido cumprimento do esquema vacinal;
  •  Manter canais de comunicação e divulgação de protocolos institucionais de notificação de casos positivados e protocolos a estes aplicáveis;
  •  Orientar sobre a importância de hábitos de higienização e uso de máscaras em caso de apresentar sintomas de síndrome respiratória;
  •  Manter a testagem à disposição da comunidade, para atendimento a pessoas sintomáticas, como forma de auxílio ao diagnóstico e devido tratamento da Covid-19.

➡ Veja AQUI a Portaria

➡ Veja AQUI a Nota Técnica

Em breve será lançado um painel de monitoramento que será implementado na universidade para o acompanhamento dos dados da doença.