...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN terá V Encontro de Pesquisa em História Social e Pesquisa Cultural

 

Será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro o V Encontro de Pesquisa em História Social e Pesquisa Cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento marca os 10 anos do Grupo de Pesquisa História do Nordeste: sociedade e cultura tendo como tema “Sociedade e Produção de Saberes”.

Um dos destaques do evento é a presença de uma pesquisadora da Casa Rui Barbosa, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). “Este evento visa à solidificação de uma cultura de pesquisa documental no Departamento de História da UERN”, diz o professor Carlos Torcato coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH).

O V Encontro de Pesquisa em História Social e Pesquisa Cultural da UERN vai discutir novas abordagens e metodologias de pesquisa como micro-história, biografias e cultura visual. “Historiadores reconhecidos por sua contribuição na historiografia brasileira contemporânea debaterão com professores do Departamento de História/UERN/Campus Central num diálogo voltado aos alunos do curso de história que, em processo de formação, terão a oportunidade de conhecer o quão profundo e abrangente é o campo da história. Em resumo, trata-se de olhar para as possibilidades da pesquisa historiográfica que possui o Rio Grande do Norte, suas casas de memória, seus acervos documentais, seus sujeitos e práticas ainda invisíveis no tempo à espera de uma Nova História do RN que exigirá abordagens específicas”, frisa Torcato.

O professor acrescenta ainda que o evento vem a cada ano aumentando sua repercussão. “As edições anteriores do encontro obtiveram significativa repercussão, tanto no nível acadêmico das discussões e das participações, quanto na divulgação das ações do Grupo de Pesquisa História do Nordeste: sociedade e cultura. O raio de alcance ultrapassou os limites de abrangência da UERN, contando com pesquisadores da UECE, UFRN, UFRJ, USP, UFC e Indiana University”, lembra.

Abaixo a programação:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support