...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN terá política de enfrentamento à violência contra a mulher

Quase 60% da população, sem diferença expressiva entre homens e mulheres, reportou ter visto situações de violência e assédio contra mulheres nos últimos doze meses em seu bairro ou comunidade. O dado faz parte da pesquisa “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, publicada em 2019 e revela que a redução dos índices de violência contra a mulher demanda ainda muito a fazer por parte do Estado brasileiro em suas diferentes instâncias.

Diante do aumento exponencial nos relatos de violência que assolam o cotidiano da sociedade brasileira, permeando todos os ambientes, inclusive o acadêmico, faz-se necessário construir mecanismos eficazes de enfrentamento deste grave problema social.
Com este objetivo, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está criando a Comissão UERN Mulher, que irá mapear, acompanhar e propor políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

O trabalho será iniciado ainda neste mês de março. As equipes que atendem situações de violência na UERN irão contar com a equipe multidisciplinar da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e serão capacitadas pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM).

A coordenadora do NEM, Suamy Soares, afirma que é fundamental a soma de esforços na implementação de uma política institucional de enfrentamento à violência e ao assédio na Universidade. “A sociedade brasileira não pode mais aceitar o assédio e a violência contra a mulher. As mulheres ocuparam espaços políticos importantes e exigem serem respeitadas de forma que além de repudiarmos os assédios temos que atuar em seu enfrentamento. Por isso é fundamental a conjunção de esforços do NEM, DCE, PRAE, Ouvidoria e Reitoria na formulação e implementação de uma política institucional de enfrentamento à violência é ao assédio no interior da Universidade “, afirmou a coordenadora.

A UERN conta aproximadamente 5 mil alunas somente nos cursos de graduação. Segundo a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UERN, Sephora Edite, muitas dessas mulheres são ou foram vítimas de violência. “Promover a formação dos profissionais que lidam com essas mulheres é uma forma de diminuir o impacto negativo na vida pessoal e seus reflexos na vida acadêmica sendo, dessa forma, imprescindível, na promoção de uma política de permanência com qualidade ao segmento estudantil”, afirma Sephora.

De acordo com a chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia, o objetivo é construir uma política de enfrentamento à violência contra a mulher no âmbito da Universidade, que terá resultados efetivos na sociedade de um modo geral. “É necessário identificarmos quais ações, projetos, atividades e serviços poderão compor essa desafiadora política. Atualmente, vislumbramos vários tipos de atendimento e acompanhamento, a exemplo dos que ocorrem na PRAE, NEM, Prática Jurídica, ambulatórios e Ouvidoria. Diante disso, acreditamos que resultados efetivos serão fruto do diálogo e do olhar interdisciplinar dos mais variados sujeitos que compõem a nossa UERN”, explica Cicília Maia.

Participaram ainda da primeira reunião, a vice-diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO), Fernanda Marques; a ouvidora da UERN, Elizabeth Veiga, e a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rachel de Souza.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support