...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN terá Mestrado Profissional em Ensino de História

O Comitê Gestor e a Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História aprovou a criação do curso de Mestrado Profissional em Ensino de História para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Pró-reitor de Ensino e Pós-Graduação, Rodolfo Cavalcanti disse que a conquista é fruto do empenho dos professores do Departamento de História da UERN. “Trata-se de uma conquista importante para a UERN, que já há algum tempo vem se articulando em torno desse credenciamento. O Departamento de História trabalhou minuciosamente em cima dos aspectos avaliados na última tentativa e, após ampla discussão conosco, a proposta foi submetida e aprovada”, frisou.

O pró-reitor destaca mais um momento marcante no crescimento da pós-graduação da UERN. “Nesse sentido, a UERN garante mais uma oferta de pós-graduação, totalizando agora 26 cursos (22 de mestrado e 4 de doutorado). Destes, 4 ofertas são no formato profissionalizante, voltado à capacitação de alto nível, dos professores ligados à rede básica de ensino. São elas: Profletras (Campus Central, Cameam e CAWSL), Profilo (Caicó), Profbio (Campus Central) e agora o mais recente (Profhistória) no Campus Central”, acrescentou.

Chefe do Departamento de História, Lindercy Lins explica que o curso conta com um corpo docente qualificado, o que facilitou a conquista. “O Departamento de História conta com praticamente todos os docentes com doutorado, muitos deles já no programa de pós-graduação interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas, atendendo alunos de vários cursos”, acrescentou.

Ele explica que o curso vai atender a rede básica do Oeste potiguar e parte da Paraíba. “Há grande demanda de pós-graduação específica para ensino de história, tendo em vista demandas de formação docente nas escolas, já que o quadro de professores das escolas públicas do RN carece de formação em nível de mestrado. Diante disso, a PROPEG provocou o departamento para elaborar um projeto para disputar vagas do Profhistória, que é um programa nacional de mestrado profissional em ensino”, destacou.

Até hoje somente a UFRN tinha o Profhistória. “Seremos o 2° programa do Estado do RN. O Profhistória atenderá ainda alunos do estado do Ceará, pois existe Profhistória apenas no Cariri e agora em Fortaleza”, lembra.

O projeto foi coordenado pelo professor André Seal, que está viajando.

Serão ofertadas 18 vagas inicialmente.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support