UERN terá Mestrado Profissional em Ensino de História

O Comitê Gestor e a Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História aprovou a criação do curso de Mestrado Profissional em Ensino de História para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Pró-reitor de Ensino e Pós-Graduação, Rodolfo Cavalcanti disse que a conquista é fruto do empenho dos professores do Departamento de História da UERN. “Trata-se de uma conquista importante para a UERN, que já há algum tempo vem se articulando em torno desse credenciamento. O Departamento de História trabalhou minuciosamente em cima dos aspectos avaliados na última tentativa e, após ampla discussão conosco, a proposta foi submetida e aprovada”, frisou.

O pró-reitor destaca mais um momento marcante no crescimento da pós-graduação da UERN. “Nesse sentido, a UERN garante mais uma oferta de pós-graduação, totalizando agora 26 cursos (22 de mestrado e 4 de doutorado). Destes, 4 ofertas são no formato profissionalizante, voltado à capacitação de alto nível, dos professores ligados à rede básica de ensino. São elas: Profletras (Campus Central, Cameam e CAWSL), Profilo (Caicó), Profbio (Campus Central) e agora o mais recente (Profhistória) no Campus Central”, acrescentou.

Chefe do Departamento de História, Lindercy Lins explica que o curso conta com um corpo docente qualificado, o que facilitou a conquista. “O Departamento de História conta com praticamente todos os docentes com doutorado, muitos deles já no programa de pós-graduação interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas, atendendo alunos de vários cursos”, acrescentou.

Ele explica que o curso vai atender a rede básica do Oeste potiguar e parte da Paraíba. “Há grande demanda de pós-graduação específica para ensino de história, tendo em vista demandas de formação docente nas escolas, já que o quadro de professores das escolas públicas do RN carece de formação em nível de mestrado. Diante disso, a PROPEG provocou o departamento para elaborar um projeto para disputar vagas do Profhistória, que é um programa nacional de mestrado profissional em ensino”, destacou.

Até hoje somente a UFRN tinha o Profhistória. “Seremos o 2° programa do Estado do RN. O Profhistória atenderá ainda alunos do estado do Ceará, pois existe Profhistória apenas no Cariri e agora em Fortaleza”, lembra.

O projeto foi coordenado pelo professor André Seal, que está viajando.

Serão ofertadas 18 vagas inicialmente.