...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN terá incubadora social em Natal

A incubadora Catavento: Núcleo para inovação em empreendimentos sociais sustentáveis será mais um serviço prestado pela UERN à zona Norte de Natal, onde está o Campus da Universidade na capital.

O projeto é um sonho do Prof. Dr. João Batista de Freitas, do curso de Turismo, que será o coordenador do Núcleo. “O projeto foi abraçado por um grupo de amigos (professores e técnicos) que desde então passou a ser algo coletivo e conseguimos materializá-lo”, conta.

A Catavento terá em sua essência a promoção do desenvolvimento da zona Norte, por meio do fortalecimento dos negócios de impacto social.

A incubadora foi institucionalizada por meio de um edital da UERN (EDITAL N° 001/2016-DPI/PROPEG/UERN), posteriormente foi aprovada pelo CONSEPE. Recentemente o SEBRAE/RN lançou uma Chamada Pública (SEBRAE 01/2018 – Incubadoras de Empresas, no sentido de apoio técnico e financeiro às incubadoras de empresas em fase de operação e em fase de criação/implantação), o resultado dessa chamada foi publicado dia 02/05/2018 e a Catavento foi aprovada.

“O apoio do Sebrae se deu desde o surgimento da Catavento. Em 2017, tivemos a Valéria Maria Ferreira da Cruz, consultora do Sebrae/RN, que revisou todos os documentos internos da incubadora, além de proporcionar um apoio técnico. Com a aprovação na última Chamada Pública, o Sebrae seguirá com o apoio técnico e financeiro”, explica Freitas.

A Catavento será uma incubadora social, para apoio técnico e de gestão para negócios cujo foco é produzir um impacto no desenvolvimento da sociedade, principalmente por oportunizar meios na busca de soluções de problemas sociais, ao mesmo tempo que possibilita a geração de renda e qualidade de vida. Instalada nas dependências do Campus de Natal, ela irá abrigar em média dez incubadas, que serão selecionadas por meio de edital público a ser amplamente divulgado.

A incubação terá três etapas: pré-incubação, incubação e pós-incubação. O tempo médio será de 2 anos podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

A UERN irá oferecer infraestrutura a essas empresas: salas para esses empreendimentos funcionarem e ambientes coletivos, para reuniões e treinamentos, além das áreas de uso comum, como recepção e copa/cozinha. As incubadas também terão acesso aos laboratórios e à biblioteca do CAN/UERN, bem como terão fornecidos serviços de energia elétrica, internet, telefonia e recepcionista.

A incubadora também vai promover qualificação das incubadas, através de cursos de planejamento estratégico e de elaboração de planos de negócios; consultorias e treinamentos, mediante a necessidade existente; e assessorias nas áreas gestão, marketing, financeira e jurídica, bem como para acesso a recursos: assessoria e apoio para captação de parcerias comerciais e tecnológicas; e de recursos financeiros oriundos de editais externos.

Além disso, será proporcionado às incubadas contatos com entidades governamentais e investidores de setores específicos, que oportunizem elevar o nível de competitividade delas, e a divulgação das empresas em eventos, para socializar experiências e adquirir parcerias.

Por que uma incubadora na UERN?

A CATAVENTO será tratada como uma ferramenta acadêmica de integração entre teoria e prática nos cursos do CAN/UERN, por meio do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, ela será um mecanismo para o desenvolvimento e viabilização de novos empreendimentos sociais sustentáveis na zona Norte de Natal, o que atende ao anseio da Universidade de ser um corpo pensante e atuante dentro da comunidade na qual está inserida.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support