Uern terá curso de graduação em Agroecologia e poderá criar cursos de nível médio

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) autorizou a oferta de Educação Técnica Profissional de Nível Médio (ETPNM) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e aprovou a criação do curso de graduação em Agroecologia.

A reunião do colegiado realizada hoje, 02, por videoconferência e transmitida no canal Uern Oficial no Youtube pode ser assistida AQUI.

Os cursos de graduação da Uern passam a ser aptos a elaborar projetos de capacitações de nível médio, desde que apresentem a demanda, a viabilidade da oferta, que seja de conhecimento correlato, que tenha conceito igual ou superior a 3 (três) e que disponha de infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada.

A partir daí, a criação dos cursos de nível médio segue o mesmo percurso que os de graduação fazem, sendo deliberada nos seus departamentos e unidades e nas instâncias superiores da Universidade.

“Compreendo ser esta mais uma contribuição, uma atuação social de impacto, uma vez que esses cursos poderão ser vinculados a cursos de graduação da Uern que elaborarão suas propostas e poderão submeter para tramitação em âmbito institucional”, avalia a professora Dra. Francisca Maria Gomes Cabral Soares, pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação.

O curso de graduação em Agroecologia, vinculado ao Departamento de Gestão Ambiental, será ofertado através de um convênio com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio Grande do Norte (Emater/RN), a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte  (Funcitern) e a Fuern, sob a interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN).

No processo de discussão da criação do curso, foi percebido que o projeto prevê questões inovadoras como, por exemplo, estudo das relações sociais de produção, equidade, segurança alimentar e qualidade de vida e sustentabilidade.

“O projeto, do ponto de vista operacional, é consistente, apresentando viabilidade formativa e já prevê uma oferta a partir do semestre que iremos iniciar em julho”, completou a pró-reitora adjunta.

Outras pautas

Na reunião, o Consepe retificou a matriz curricular do curso de graduação em História e deu posse aos novos conselheiros, os professores José Sueldo Câmara Ferreira, José Egberto Mesquita Pinto Júnior e Ênio Virgílio de Oliveira Matias.