UERN tem membros no Programa Nacional de Pós-Doutorado

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem cinco integrantes do quadro de pesquisadores incluídos no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES.

São eles: Vinícius Patrício da S. Cladeira, Mona Lisa Bezerra Teixeira, Glaúcia Regina M. A. Sizilio, Rodolfo Bezerra da Silva e Aline Gama de Almeida.

Um dos pós-doutorandos, Rodolfo Bezerra, do Departamento de Física, está na área de física da matéria condensada. A pesquisa é realizada na própria UERN.

Para o professor Rodolfo, o pós-dotourado o colocará em um outro patamar na vida acadêmica. “Primeiramente vai dar um upgrade através da publicações em revistas internacionais, o que vai valorizar também os meus orientandos. Também teremos mais acessos aos projetos. Essa qualificação será importante para os programas de pós-graduação da Universidade”, frisou.

Já Vinícius Patrício, contratado como pesquisador da UERN, trabalha com projetos para desenvolvimento de catalizadores nanoestruturados para aplicações ambientais.

A pesquisa colabora com o desenvolvimento de biodiesel, absorção de CO2 e estudos sobre a degradação de plásticos.

O trabalho é desenvolvido no Laboratório de Catálise Ambiente e Materiais da UERN. “Nossa pesquisa é em parceria com a Universidade Rey Juan Carlos da Espanha. É um projeto planejado para ser aplicado em dois anos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN”, acrescenta.

Já a professora Glaúcia Sizilio é lotada diretamente na UERN e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PpgCC) realizado numa parceria entre UERN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O trabalho dela é focado no aprofundamento em pesquisas na minha área de Telemedicina. “Isso amplia os meus conhecimentos, refletindo diretamente em sala de aula, pois retroalimenta as possibilidades nas minhas atividades de ensino. Neste programa de pós-doutorado, minhas atividades de pesquisa envolvendo alunos de pós-graduação (Mestrado) e também de graduação estão direcionadas para o desenvolvimento de uma plataforma de telemedicina para suporte e acompanhamento de profissionais de saúde na execução de protocolos de assistência utilizados pelos SUS”, explicou.