UERN TEM CURSOS BEM AVALIADOS PELO GUIA DO ESTUDANTE

Quatro cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foram bem avaliados pelo Guia do Estudante – Melhores Universidades  2009 – da Editora Abril: Ciências Sociais, Pedagogia, Direito e Serviço Social. Em comunicado enviado à Reitoria, a editora informa que a análise dos dados possibilitou a inclusão dos cursos no ranking de melhores do Brasil. Pela ordem, Ciências Sociais conquistou três estrelas, Pedagogia (quatro estrelas), Direito (três estrelas) e Serviço Social (quatro estrelas).

O diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), professor Emanuel Pereira Braz, comenta que essa conquista é boa para a UERN e, especificamente para o curso de Ciências Sociais, diz que mostra o trabalho que vem sendo feito pelos professores no que diz respeito à produção científica. “A FAFIC está com dois cursos bem avaliados. Temos o curso de História, que foi o quinto melhor do Brasil e o primeiro do Norte e Nordeste na avaliação feita pelo ENADE, e agora tendo essa específica do curso de Ciências Sociais. É positivo para a FAFIC e para a UERN”, analisa.

Segundo o professor, o curso de Ciências Sociais é o que tem mais doutores que têm produção qualis (conjunto de procedimentos utilizado pela CAPES para estratificação  da qualidade da produção intelectual), inclusive em revista internacionais e tem qualificado o curso de maneira positiva. “Tudo isso qualifica o curso”, afirma, acrescentando que o curso tem hoje duas bases de pesquisas com maior produção e cita o grupo coordenado pelo professor doutor Ailton Siqueira como exemplo. “O grupo que estuda a Complexidade, do professor Ailton Siqueira, é a que tem mais produção e tem relação com a UFRN. Ele tem diálogo, um grupo que tem produção ampla. Isso qualifica o curso e tem dado essa qualidade”, diz.

Com base nesse trabalho, o diretor da FAFIC informa que um grupo de estudo formado por professores doutores do curso de Ciências Sociais trabalha com a perspectiva do curso de Mestrado na área. “Não tem data ainda, mas foi um pedido dos professores. A Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PORORHAE) favoreceu carga horária específica para os professores construírem esse estudo”, comenta.