...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Talks do Dia da Ciência promove discussão sobre Transtorno do Espectro Autista

O programa UERN Talks desta quarta-feira (8) abordou o tema “Autismo e realidade: projeto ação Pró-TEA contribuindo para a inclusão”. As convidadas foram as professoras Áurea Christina e Allyssandra Rodrigues, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN). A mediação foi do professor Esdras Marchezan, docente do Departamento Comunicação Social e assessor de Governança da Informação e Transparência da UERN.

Inserido na programação do Dia da Ciência, o Uern Talks fez alusão ao projeto de extensão Pró-TEA, desenvolvido por docentes e estudantes da FACS. Coordenadora do projeto, Áurea Christina falou inicialmente sobre as dificuldades de acesso ao diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“As pessoas têm erroneamente a ideia de que o autista será aquela pessoa com comportamento arredio, que não gosta de carinho e não se comunica. Mas não é obrigado as pessoas com TEA possuírem todos esses comportamentos. A gravidade do transtorno vai variar de acordo com a presença ou não de mais sintomas”, explicou a professora Aurea, citando que a dificuldade de interação social é um dos principais sintomas.

Colaboradora do projeto, Allysandra Rodrigues fez uma retrospectiva das ações realizadas pelo Pró-TEA e ressaltou a participação dos estudantes, profissionais convidados e familiares. “Foram momentos de grande troca e aprendizado. O curso de Medicina é bastante intenso, nossos alunos têm uma grande carga horária de ensino, mas nem por isso eles deixam de fazer pesquisa e extensão”, comentou Alyssandra, destacando a importância da Uern ao desenvolver projetos de complementação à formação médica.

Outros assuntos relativos ao Transtorno do Espectro Autista e ao projeto Pró-TEA foram abordados pelas professoras. Veja o programa na íntegra AQUI.

Conheça mais sobre o Pró-TEA por meio do instagram do projeto: @acaoprotea.

➡ O UERN Talks é transmitido ao vivo, sempre às 16h pelos canais da UERN TV no YouTube e Facebook e no canal 23.1 da TCM Telecom. O projeto institucional de divulgação científica é realizado pela Assessoria de Governança da Informação e Transparência em parceria com a UERN TV e a Agência de Comunicação (AGECOM).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support