UERN será representada em Congresso de História Oral no mês de setembro na Argentina

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) através do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Faculdade de Educação (FE), será representada em Congresso Internacional de História Oral na Argentina, no período de 25 a 27 de setembro. Na oportunidade, a Profa. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e Mestrandos do Programa terão a sua participação com a exposição de 8 títulos de Comunicação Oral, neste período. Trata-se de XI Encuentro Nacional y V Congreso Internacional de Historia Oral de la República Argentina, “Historia, memorias y fuentes oralesda  Associación de Historia Oral – Ahora, que se realizará na cidade de Córdoba, República Argentina.

Sobre o encontro, a professora Ana Lúcia Aguiar disse que “O evento História Oral e Fontes Orais dialoga é de grande pertinência para o Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC, trazendo a discussão sobre História Oral e Fontes Orais que é a Metodologia para o Estudo da Memória, utilizadas nas pesquisas dos mestrandos e tem relação direta com a Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Os trabalhos de pesquisa dos mestrandos estão vinculados à escuta das vozes de homens e mulheres de saberes em interação e nos contextos locais de Mossoró”.

PROGRAMAÇÃO- No período de 25 a 27 de setembro, a equipe do POSEDUC fará a apresentação dos títulos de Comunicação abaixo relacionadas:

1.Título da Comunicação: Memórias e saberes locais: histórias de velhos quilombolas pela perspectiva da História Oral

Mestrando Pedro Fernando dos Santos

2. Título da Comunicação: EXPERIÊNCIA DO EXÍLIO DE ÓRFÃOS CAMPONESES NOS PORÕES DA MEMÓRIA INTERDITADA: COTIDIANO, RESISTÊNCIA E RETORNO A TERRA DA TRADIÇÃO

Autores: Profª Da Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Mestre Prof Emerson Augusto de Medeiros

3. Título da Comunicação – SAINDO DO CASULO: ENCONTROS, APRENDIZADOS E VIVÊNCIA COM ALUNOS SURDOS NUM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores: Mestranda Mifra Angélica Chaves da Costa

Profª Dra.Ana Lúcia Oliveira Aguiar

4. Título da Comunicação: HISTÓRIA ORAL E TRADIÇÃO: A MEMÓRIA SAUDADE NAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UM VAQUEIRO

Autores: Esp. Francinilda Honorato do Santos

Vaqueiro Honorato dos Santos

Profª Dra.Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

5. Título da Comunicação: Memória, História Oral e Experiência de Exílio de órfãos do Movimento de Pau de Colher

Profª Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar

6. Título da Comunicação-  Na letra se faz a luta: A participação política nas vozes de mulheres professoras e a qualificação profissional na vivência do SINTE/RN.

Mestranda Maria da Conceição Fernandes de França

7. Título da Comunicação:  (Re)pensando a Relação Pedagógica Professor, Intérprete de LIBRAS e Aluno Surdo no Ensino Superior

Autores: Mestranda Mifra Angélica Chaves da Costa

Profª Dra. Ana Lúcia Oliveria Aguiar