...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN será a primeira Universidade estadual a utilizar o sistema SIG-UFRN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu um importante passo para a modernização e padronização de suas informações administrativas e acadêmicas. Por meio de um termo de cooperação firmado com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a UERN será a primeira universidade estadual a utilizar a tecnologia dos Sistemas Integrados de Gestão (SIG), após o Conselho de Administração (Consad/UFRN) aprovar o licenciamento para contemplar instituições estaduais.

O Termo de Cooperação tem como objeto a transferência dos sistemas SIG-UFRN, que contempla o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). A execução do projeto possibilitará a cooperação técnica entre as duas Instituições nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão Pública.

A assinatura do Termo ocorreu no dia 12 de setembro, na UFRN. Na ocasião, a UERN foi representada pelo Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. “Com a adesão ao SIG, iremos utilizar a informatização de forma integrada, modernizar nosso sistema e agregar agilidade às nossas rotinas acadêmicas, administrativas e de gestão. Toda essa mudança ocorrerá por etapas”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes.

Para Gibeon Aquino, Diretor de Sistemas da Superintendência de Informática (Sinfo), a assinatura do termo representa um importante marco. “A cooperação entre as Universidades é um importante passo para o fortalecimento da educação superior pública no Estado. Essas ferramentas já beneficiam diversas instituições e órgãos da esfera federal, além da própria UFRN. A possibilidade de ampliar estes benefícios para as instituições estaduais é algo muito positivo e promissor”, afirma.

O Diretor de Informática da UERN, prof. André Pedro, explica que implantação do sistema ocorrerá por módulos, iniciando em outubro pela parte Administrativa.

Conforme parecer emitido pela Diretoria de Informática (DINF/), a UFRN tem se destacado no cenário nacional por ter desenvolvido esse projeto de sistemas integrados de gestão que tem evoluído há mais de 10 anos, com todo o processo de concepção, análise, projeto, desenvolvimento e implantação desenvolvido por especialistas na gestão universitária, o que garante a sua adequabilidade ao mundo acadêmico.

“Neste sentido, é consenso entre vários gestores que os sistemas SIG UFRN são, nos dias atuais, uma das melhores soluções de software para gestão universitária, além de sua estabilidade no funcionamento em diversas universidades, autarquias e órgãos da administração direta”, conclui André Pedro.

 

*Com informações da UFRN/ Foto: Cícero Oliveira/UFRN 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support