UERN sediará treinamento regional da CAPES

O Sistema Integrado de Bibliotecas Reitor Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEG), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sediará nos dias 06 e 07 de outubro o Treinamento Regional do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central da UERN.

O curso é oferecido pela CAPES, com o objetivo de contribuir para a promoção e o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. O evento é gratuito e aberto a professores, pesquisadores, servidores e alunos da graduação ou pós-graduação de todas as instituições de ensino. Durante o treinamento serão realizadas apresentações sobre o Portal e palestras sobre o conteúdo assinado pela CAPES, ministradas por representantes de editoras e sociedades científicas.

O Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UERN, Erison Natecio, reforça a importância do treinamento destacando que o mesmo possibilitará à comunidade universitária o acesso à produção científica internacional, potencializando e qualificando ainda mais a produção de trabalhos acadêmicos no interior da Universidade.

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual, sendo portanto, uma importante ferramenta utilizada por pesquisadores para a produção e difusão do conhecimento.

Para participar do treinamento é necessário realizar cadastro junto ao Portal de Periódicos CAPES (www.periodicos.capes.gov.br) e, posteriormente, na aba “Treinamentos” acessar o calendário de treinamentos da UERN e solicitar a inscrição. A programação e o material didático estão disponíveis no link Treinamento Regional – CAPES, localizado no endereço https://uern.br/biblioteca. Mais informações nos telefones (84) 3315-2169 e 3314-1174 ou através do email biblioteca@uern.br.