Uern sediará I Fórum de Extensão da Abruem

Nos próximos dias 17 e 18 de novembro de 2022, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá pró-reitores(as) de extensão de diversas universidades estaduais e municipais do Brasil para o I Fórum de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Organizado pela Câmara de Extensão da Abruem e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uern, o evento acontecerá no auditório Milton Marques de Medeiros, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

Durante os dois dias, o Fórum debaterá assuntos importantes e urgentes para a extensão universitária, como a internacionalização da extensão, curricularização da extensão nos cursos de graduação e indicadores da extensão nas instituições públicas de ensino superior.

A solenidade de abertura ocorrerá às 9h30 do dia 17 e contará com as presenças da reitora da Uern, Cicília Maia, do presidente da Abruem e reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco de O. Lima Júnior, do vice-presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Odilon Máximo de Moraes, da presidente da Câmara de Extensão da Abruem e reitora do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Juliene Rezende Cunha, e da vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Maria Anezillany Gomes do Nascimento.

“Estamos muito felizes pela realização do I Fórum de Extensão da Abruem, pois o momento é de muita efervescência e a Câmara de Extensão entendeu ser necessário criar espaço para os debates e reflexões acerca das experiências da inserção curricular, do financiamento da Extensão e dos seus indicadores de avaliação. O nível dos palestrantes ficou excelente, vale à pena participar”, destacou a professora Juliene Rezende.

Para a reitora da Uern, receber o Fórum da Abruem é um momento significativo já que a Universidade tem participado ativamente das discussões nacionais sobre extensão universitária e também sobre ensino de graduação, pesquisa e pós-graduação, e assistência estudantil.

“Temos pautado questões importantes sobre novos caminhos para a educação superior e o Fórum é uma oportunidade de fortalecer as discussões com outras instituições brasileiras. Será um momento muito especial”, comentou a reitora.

“Já temos confirmadas as presenças de reitores e pró-reitores de universidades do Ceará, Bahia, Alagoas, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, garantindo uma representação muito importante para as discussões que serão realizadas”, comenta o pró-reitor de Extensão da Uern e um dos organizadores do fórum, professor Esdras Marchezan.