UERN SEDIA II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: NOVOS CENÁRIOS E NOVAS TECNOLOGIAS

O curso de Comunicação Social, da UERN, realizará, 26 a 28 de julho, o II Seminário de Pesquisa em Comunicação: Novos cenários, novas tecnologias.

De acordo com a organização do evento, o seminário será realizado através de palestras de convidados de outras IES (Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual da Paraíba), e debates com pesquisadores da própria instituição. Espera-se contar com um público estimado em 50 participantes. O evento deverá gerar certificado, perfazendo um total de carga horária de 12 horas para o participante.

O período de inscrição vai de 23 a 26 de julho.

Período de inscrições: 23 a 26/07/2010
Local: Decom (secretaria)
Taxa: R$ 10,00 (estudantes) e R$ 20,00 (profissionais)
Credenciamento: 26/07/2010, das 18 às 19h.
Evento: 26 a 28/07, das 18h às 22h.
Local: Auditório da Fafic e do Prodepe.

PROGRAMAÇÃO DO II SEMINÁRIO

26 de julho

19h – Abertura do evento: “Tendências na pesquisa em comunicação no Nordeste”, Profa. Dra. MARCÍLIA LUZIA GOMES DA COSTA MENDES – líder do GCOM

19h30 – Apresentação do palestrante pela formanda Izaíra Thalita da Silva Lima Medeiros.

19h45 – Palestra

Jornalismo em mobilidade: tecnologias móveis digitais na produção e no consumo multiplataforma de notícia/conteúdos”.

Palestrante: FERNANDO FIRMINO DA SILVA é jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia – UFBA/POSCOM. FAZ PARTE do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – CIBERPESQUISA, nos Grupos de Pesquisa em Cibercidades – GPC e Jornalismo Online – GJOL.

27 de julho

19h – Apresentação do grupo de pesquisa, Prof. Ms.JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA é assistente II e pesquisador do GCOM

19h30 – Apresentação do palestrante pelo formando Willian Robson Cordeiro Silva.

19h45 – Palestra  “Infografia como produto midiático”.
Palestrante: RICARDO JORGE DE LUCENA LUCAS é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e jornalista, doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

28 de julho

19h – Mesa-redonda: “A institucionalização da pesquisa e a rede de pesquisadores: incentivando parcerias”.

Debatedores: Prof. Dr. PEDRO FERNANDES RIBEIRO NETO é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UERN. Também é membro permanente do corpo docente do Mestrado em Ciência da Computação MCC/UERN/UFERSA e Prof. Dr. GILTON SAMPAIO DE SOUZA é diretor do CAMEAN e Bolsista de Produtividade em Pesquisa UERN.

Mediador: Profa. Dra.MARCÍLIA LUZIA GOMES DA COSTA MENDES – líder do GCOM