UERN sedia colóquio nacional de educação

A Universidade do Estado do Rio Grande do NOrte (UERN) sedia o VII Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/Secção Brasileira.
O evento tem como tema central “Educação, Investigação e Diversidade” e tem o objetivo de propiciar aos educadores a oportunidade de compartilhar reflexões, experiências e estudos sobre a problemática da investigação em educação, considerando os contrastes e a diversidade, e reúne mais de 1200 pessoas, entre pesquisadores, professores, educadores e estudantes.
A abertura do evento aconteceu na noite desta segunda-feira (16). no Auditório do HOtel Villa Oeste, em Mossoró. A solenidade foi presidida pelo Reitor da UERN, Prof. Milton Marques de Medeiros. Segundo ele, sediar esse evento significa a confiança o crescimento da Universidade em ter condições de receber um evento dessa natureza. “Sediar um evento em nível internacional significa muito para a nossa Universidade e se deve à qualidade do nosso corpo docente, dos nossos pesquisadores, dos nossos cursos de pós-graduação. Tudo isso dá condição à nossa universidade de sediar um evento dessa natureza. Ficamos felizes e gratificados pela UERN está obtendo esse reconhecimento”, afirmou o Reitor.
O Colóquio da Afirse acontece a cada dois anos e esta é a primeira vez que a UERN sedia o Colóquio da Afirse. Até a próxima quinta-feira (19), serão realizadas conferências, mesas redondas, sessões coordenadas e ateliês com reflexões e debate com os resultados dos trabalhos de pesquisa compartilhados. De acordo com a coordenadora do VII Colóquio Nacional da Afirse, Profª Verônica Maria Araújo Pontes, foram realizadas mais de 1200 inscrições de professores, pesquisadores e estudantes do Norte, Nordeste, Sudeste e até de outros países. “Teremos aqui um momento muito rico, uma oportunidade de discutir e apresentar pesquisas em torno da educação, diversidade e investigação”, afirmou a cooordenadora do Colóquio.
A Presidente da Afirse – Secção Brasileira, Profª Salonilde Maria Ferreira conduziu os trabalhos da noite de abertura do evento, que contou com uma conferência do Prof Constantin Xypas, da Universidade Federal de Campina Grande, abordando o tema “A pesquisa em educação: possibilidades futuras”.
O Reitor nomeado da UERN, Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, afirmou que o fato da UERN sediar o Colóquio da Afirse representa o amadurecimento da pesquisa na instituição. “Apenas sete instituições de ensino superior receberam esse evento em todo o país, e a UERN é uma delas. Estamos reunindo aqui mais de 1200 pessoas para discutir a educação em nosso país. São pesquisadores, professores, estudantes e pessoas interessadas e comprometidas em melhorar a educação brasileira. Receber um evento dessa dimensão é o resultado do trabalho desenvolvido por nossos professores e pesquisadores. Isso comprova a importância da UERN e a colaboração que ela tem dado para a educação não apenas do interior do RN, mas para a educação brasileira. Esse é o futuro da nossa instituição”, avaliou o reitor nomeado.
A UERN oferece hoje 31 cursos de graduação, nos quais estão matriculados quase 11 mil alunos. Oferece atualmente 22 cursos de especialização e 7 cursos de mestrado. Na área de pesquisa, a instituição conta 64 grupos de pesquisa cadastrados. Seu corpo docente é formado por 146 doutores e 374 mestres, num universo de 797 professores efetivos.

Mais informações no SITE do evento

Programação