UERN revisa acervo do SIABI para atualização

Todo o acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SIABI/UERN) está sendo revisado com o objetivo de identificar as demandas para a sua atualização.

Neste processo de revisão foi catalogada toda a bibliografia básica indicada nas ementas das disciplinas de todos os cursos oferecidos pela instituição, confrontando a demanda com os títulos atualmente existentes no acervo da Biblioteca.

O levantamento apontou um deficit de aproximadamente 6 mil títulos em toda a Universidade. O próximo passo será a identificação das prioridades de aquisição, privilegiando os cursos em processo de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento. Paralelamente, um processo de licitação está em fase de assinatura de contrato para que seja iniciado o processo de cotação e aquisição dos títulos.

Esta é a primeira vez que a renovação dos títulos do acervo da Biblioteca acontece observando as ementas das disciplinas. Antes a aquisição de novos títulos era feita de maneira diferente, de acordo com a indicação dos professores. O diretor da Biblioteca Central, Erison Torres, explica que foi necessária a mudança na forma de melhor identificar as demandas de cada curso. “Temos registros de títulos que foram adquiridos nos últimos anos que não fazem parte da bibliografia básica de nenhum curso e outros casos em que a bibliografia indicada como básica de alguns cursos não constam no sistema. O que nós queremos é acabar com essa situação e garantir a aquisição básica de todos os cursos da UERN”, afirmou.

Ainda de acordo com a direção da Biblioteca Central, o acervo será atualizado gradativamente, de forma que, até 2018, o SIABI possa contemplar toda a bibliografia básica de todos os cursos da instituição.