Uern retoma aulas presenciais nesta segunda-feira

Em janeiro de 2020, quando fez a matrícula para o curso de Letras-Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio Grande (Uern), Andrezza Mirele da Silva, à época com 22 anos, já vislumbrava como seria começar sua primeira graduação, imaginando a si mesma nas salas de aula do Campus de Pau de Ferros, interagindo com os novos colegas. Em março, contudo, quando teve início a pandemia do coronavírus, percebeu que o curso não iniciaria da forma como havia previsto.
“De início foi complicado, porque eu estava me preparando para o presencial. Quando falaram que ia ser remoto, tive que me preparar de outra maneira, comprar equipamentos e adequar um local para assistir às aulas”, conta Andrezza, que mora no município de Antônio Martins.
Apesar da necessidade de adaptação, aos poucos Andrezza conseguiu ajustar a rotina para o ensino virtual. Para isso, mesmo a distância, já contou com a ajuda da Universidade, sendo uma das alunas contemplada com o Auxílio Inclusão Digital oferecido pela instituição como forma de assegurar aos estudantes a aquisição de serviços e equipamentos eletrônicos necessários ao acompanhamento das aulas virtuais.
“Eu tive de aprender a usar ferramentas virtuais totalmente novas para mim. Mas isso teve também um lado bom porque deu para aprender muitas coisas novas. E dava para ver que os professores se esforçavam também para se adequar a esse cenário tão novo, então todo mundo acabava se ajudando”, comenta Andrezza.
Agora, preparando-se para a retomada das aulas presenciais na Uern, nesta segunda-feira (14), Andrezza mal contém a expectativa. “Com as aulas presenciais, agora será muito bom, principalmente para quem começou no remoto. Não vejo a hora de conhecer o campus e os colegas, de poder conversar com eles pessoalmente. De ter esse contato com os professores presencialmente, de poder estar em uma sala de aula sem ser no virtual, será algo muito bom”, frisa.
A aluna Andrezza Mirele da Silva prepara-se para o início das aulas presenciais
Contexto semelhante é vivenciado pelo aluno do Curso de Direito do Campus Central Álisson Oliveira, que iniciou sua graduação em julho de 2021. Embora já tenha feito sua matrícula sabendo que começaria a formação acadêmica de forma virtual, Álisson também precisou passar por um processo de adaptação.
“O modelo remoto tem suas vantagens, por permitir maior flexibilização, inclusive para participar de eventos de grandes proporções, mas deixa a desejar em alguns pontos, como o de não suprir a expectativa de se estar em uma sala de aula, que, particularmente falando, é enorme quando você é recém-chegado na faculdade. Então, estar retornando ou conhecendo a estrutura e os professores de modo presencial é um misto de alegria, expectativa e também de um pouco de insegurança, porque, querendo ou não, a gente ainda se encontra em uma pandemia, mas procuro acreditar que vai dar tudo certo e que as expectativas de viver a experiência de uma universidade serão mais que superadas”, comenta o estudante.
A atenção ao contexto pandêmico e aos cuidados necessários apontados por Alisson é compartilhada pela administração da Universidade, que não apenas examinou cautelosamente o momento mais seguro para o retorno presencial das aulas, como também promoveu uma série de aquisições e adequações para garantir a segurança, acessibilidade e comodidade da comunidade acadêmica.
Entre as principais modificações realizadas pela instituição, estão a manutenção geral e instalação de novos equipamentos de climatização, distribuição de novos bebedouros, melhorias em salas de aula, ambientes administrativos, banheiros e corredores, distribuição de mobília para as unidades acadêmicas, melhoria do sinal de internet, com distribuição de novos roteadores e distribuição de novos computadores para unidades e laboratórios.
A Uern também promoverá a distribuição de dispensers e o abastecimento de álcool em gel nos corredores da Universidade, além do abastecimento de sabonete líquido nos banheiros.
“Estamos muito felizes por finalmente receber nossos alunos e alunas nos campi. Foi um longo tempo de espera e estamos ansiosos para ver esses corredores cheios de gente e de vida. Temos estudantes que ingressaram no segundo semestre de 2020 e em todo o ano letivo de 2021 que nunca pisaram na Universidade devido à pandemia. Essa vivência é muito importante. De forma cautelosa, iniciamos esse retorno gradual das atividades presenciais em fevereiro e estamos prontos para recepcionar todos e todas a partir de segunda-feira”, frisa a reitora da Uern, professora Cicília Maia.
O retorno presencial também será marcado pelo Uern Reconecta –  iniciativa que reúne diversos setores e unidades acadêmicas nos preparativos para esse retorno seguro, além de promover uma recepção e acolhida dos estudantes e servidores.
“O Uern Reconecta é uma ação que congrega várias atividades e iniciativas, com o objetivo de garantir o retorno seguro das nossas atividades acadêmicas presenciais. Nós vamos também realizar um momento de recepção, de acolhida, de celebração junto aos nossos alunos e alunas. É com muito orgulho e satisfação que estamos promovendo esse retorno”, enfatiza o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Uern, Erison Natécio.
A programação do evento será concretizada entre os dias 14 e 18 de março, em todos os campi, com diversas atividades e exposição dos serviços realizados pela Universidade.
Além da acolhida, a Reconecta também promoverá a testagem em estudantes e servidores que apresentem sintomas de Covid-19.
No Campus Central, as ações acontecem às 8h20 de terça-feira (15) e às 20h20 do mesmo dia, envolvendo discentes, servidores técnicos-administrativos e professores.