UERN REGISTRA DEFLAÇÃO NA CESTA BÁSICA DE OUTUBRO

O Departamento de Ciências Contábeis do Campus Avançado “Professor João Ismar de Moura” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) registra deflação de 0,37 no valor da cesta básica completa no município de Patu. Os dados oficiais constam no último boletim com os resultados do Projeto Custo de Vida Patu para o mês de outubro de 2011.
Segundo a pesquisa, o valor da cesta básica completa em Patu, que em setembro era R$ 458,20, caiu para R$ 456,53 em outubro, representando, em média, uma redução nos preços de -0,37%, caracterizando deflação.
A cesta básica pesquisada é composta por três grupos de produtos: Alimentação, Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica. A maior variação apresentada entre os três grupos, em outubro, foi dos produtos de limpeza doméstica, com aumento de 0,78%. O grupo alimentação teve redução de -0,54% e o grupo dos produtos de higiene pessoal teve aumento de 0,52% no referido mês.
Os produtos que apresentaram as maiores variações foram:

Produtos com Variação Positiva Produtos com Variação Negativa
Produto Aumento Produto Redução

batata inglesa 25,59% tomate -32,70%

frango congelado 12,48%

papel higiênico -29,56%
amaciante de roupas 11,32%

Banana -27,84%
shampoo 10,69% abacaxi -17,69%
sabão em pó 9,20% açucar -14,34%

Conforme a pesquisa, o trabalhador patuense necessitaria ganhar, em outubro de 2011, o salário-mínimo de R$ 1.331,24 para atender às necessidades de sua família (cinco pessoas) com alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte. Portanto, o salário-mínimo atual de R$ 545,00 representa 40,94% do que o trabalhador deveria ganhar.
O Projeto Custo de Vida Patu é coordenado pelo professor Ms. Francisco Tavares Filho, em que a pesquisa de campo é realizada pelos alunos Karissa Nayúskia Azevedo Nogueira e Cássio de Almeida Moura (Curso de Ciências Contábeis).

O boletim com os resultados completos da pesquisa pode ser visto na home page do professor Francisco Tavares Filho, no seguinte endereço: www.uern.br/professor/Francisco Tavares, na opção Downloads – Outros.